Abertura de dossiê temático especial - As transformações no mundo do trabalho
AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO
Diante das transformações no mundo do trabalho, este dossiê temático objetiva receber artigos que aprofundem as discussões teóricas e (ou) empíricas em torno do trabalho, abrangendo temas como os direitos e deveres dos trabalhadores, as condições objetivas e subjetivas de trabalho, a reforma das leis trabalhistas e seus impactos, bem como as transformações provocadas pela pandemia da COVID-19.
Este dossiê visa, igualmente, a contribuir para o diálogo sobre a flexibilização das dinâmicas de trabalho e o seu impacto na qualidade de vida dos trabalhadores, seja pela flexibilização das jornadas de trabalho ou pela flexibilização contratual, através do trabalho remoto exercido em casa, com o estabelecimento de home-offices, por exemplo, ou da realização do trabalho em um formato híbrido, onde os limites entre a vida particular e a atividade laboral se entrelaçam mediante o teletrabalho. Objetiva-se explorar o trabalho remoto em várias áreas de atuação, da educação à assessoria remota, por exemplo, através do empreendedorismo formal e informal, seja este estimulado pelas alterações das leis trabalhistas ou pela pandemia da COVID-19.
Esperamos contar com contribuições que tratem das mais diversas áreas de trabalho, tais como o trabalho governamental, o trabalho desempenhado em organizações não-governamentais (ONGs), as escolas, faculdades e universidades, o ensino técnico, a área médica, as empresas de pequeno e grande porte (corporações e multinacionais), as indústrias, as start-ups, as lojas de departamento, a exploração agrícola e pecuária, e a indústria do turismo, entre outros.
Este dossiê espera responder algumas das perguntas que seguem: De que maneira a alteração dos modelos de trabalho afeta a produtividade de organizações públicas e privadas e os direitos dos trabalhadores? Até que ponto o trabalho remoto e sua possível flexibilidade tem sido uma vantagem (ou desvantagem) para os empregadores e trabalhadores? Quais são algumas das expectativas da força de trabalho no Brasil e em outros países ao redor do mundo? Quais serão alguns dos possíveis efeitos nas relações trabalhistas após a pandemia do COVID-19?
A Revista Scribes lança a chamada para o dossiê sobre “As transformações no Mundo do Trabalho”, incentivando o envio de estudos em vários formatos: artigos, revisões, ensaios, relatos de experiências e práticas pedagógicas, resenhas e fotografias. Apesar de haver uma ênfase quanto à mudança das relações de trabalho durante o COVID-19, evidencia-se também as mudanças nas relações trabalhistas anteriores à pandemia, como, por exemplo, a redução da jornada de trabalho em alguns países ditos de primeiro mundo, o aumento da carga horária também em países desenvolvidos, as alterações no trabalho informal ao redor do mundo, as mudanças das relações trabalhistas na era digital e com os demais avanços tecnológicos, tais como o uso de aplicativos (i.e. Uber, Lyft, IFood), entre outros temas que precedem a pandemia.
Informações importantes:
- Data limite para submissão: 31/03/2021
- Formato dos trabalhos: artigos, revisões, ensaios, relatos de experiências e práticas pedagógicas, resenhas e fotografias.
- Idioma: Português, inglês, espanhol.
- Os trabalhos deverão obedecer à formatação da Revista Scribes.
- Link para submissão: www.periodicos.ufv.br/SCRIBES/about/submissions
Formato dos trabalhos:
- Artigo: até 8.000 palavras, incluindo títulos, resumo em português, inglês e espanhol, tabelas, figuras e referências;
- Revisão: avaliação crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto (até 9.000 palavras, incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências);
- Ensaio:até 8.000 palavras, incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências;
- Relato de experiência e práticas pedagógicas: até 8.000 palavras, incluindo títulos, resumo, abstract, tabelas, figuras e referências;
- Crônicas: até 5.000 palavras sobre a temática do dossiê;
- Resenha: até 1.200 palavras de obras relacionadas com a temática do dossiê;
- Fotografias: até 250 palavras de texto apresentando a proposta da imagem ou do conjunto de imagens. A (as) foto (fotos) deve (devem) dialogar com o tema do dossiê e deve (devem) ser original (originais), tirada (tiradas) pelo (pela) contribuidor (contribuidora) deste dossiê. Nesta categoria, será permitida uma única submissão por autor (autora) com, no máximo, 3 (três) fotos. As fotos devem ser enviadas no formato JPEG, com tamanho máximo de 2MB, e o texto em arquivo Word deve ser encaminhado separadamente, como componente do artigo, na categoria “Outros”.
Possíveis temas:
- Teletrabalho e assessoria virtual
- As leis do trabalho e os impactos da reforma trabalhista
- Movimentos sociais trabalhistas e ação sindical
- Precarização do trabalho
- Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19
- A indústria 4.0 e as relações de trabalho
- Flexibilização do trabalho
- Reconfigurações do trabalho: uberização, terceirização e empreendedorismo
Organizadores:
Cibelle Santiago - santiago.cibelle@gmail.com
Professora Assistente
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Universidade Federal da Paraíba
Eduardo Viana da Silva - evsilva@uw.edu
Assistant Teaching Professor
Department of Spanish and Portuguese Studies
University of Washington
Fernanda Landolfi Maia - fernanda.landolfi@gmail.com
Professora Adjunta
Setor de Educação Profissional e Tecnológica
Universidade Federal do Paraná
Janaynna de Moura Ferraz - jannaferraz@me.com
Professora Adjunta
Departamento de Ciências Administrativas
Universidade Federal do Rio Grande do Norte