Perspectivas, avanços e projeções para a implantação da Pós-Graduação Stricto Sensu em Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2020.v1.11032Resumo
Este estudo objetiva, em linhas gerais, analisar o cenário dos cursos de graduação em Secretariado Executivo no Brasil, da pós-graduação lato sensu em Secretariado e da qualificação dos docentes graduados em Secretariado Executivo, lançando um olhar sobre as perspectivas de criação de pós-graduação stricto sensu na área. Isso porque, embora o curso exista no Brasil há praticamente meio século, ainda não há oferta de programas stricto sensu em Secretariado Executivo, formação essencial para o desenvolvimento e consolidação da área. Nesse aspecto, esta pesquisa buscou explanar a evolução da profissão de Secretariado, abordando aspectos como perfil, atribuições e principais avanços na área, aliada a uma discussão sobre a educação superior e a pós-graduação no Brasil. Para tanto, utilizou-se de um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, realizado por meio de pesquisa documental. Como resultados principais, constatou-se que a redução das ofertas dos cursos de Secretariado Executivo, juntamente com o baixo número de egressos em especializações e a tardia titulação de
mestrado e doutorado dos docentes de Secretariado Executivo, são fatores que não influenciam positivamente para o desenvolvimento de um curso stricto sensu na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 05/06/2023 (2)
- 05/06/2023 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).