O perfil do profissional de secretariado executivo atuante em startups
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.12925Resumo
Os avanços tecnológicos advindos da Indústria 4.0 impactaram todas as esferas da sociedade, inclusive a que concerne ao mundo do trabalho. Estudos apontam que a requalificação será imperativa para os próximos anos e a educação continuada será essencial para aumentar a empregabilidade. Para os indivíduos da área secretarial, essa transformação, ainda em curso, é uma realidade. Diante desse cenário, é que se apresenta esta pesquisa com o objetivo é examinar o perfil profissiográfico de Secretários(as) Executivos(as) atuantes em empresas disruptivas e alinhadas com um mercado mais tecnológico, as startups. Para contemplar o problema proposto, além do levantamento bibliográfico, recorreu-se à técnica de coleta de dados, cujos resultados são analisados e discutidos à luz do método descritivo e da abordagem quantitativa. Os resultados apontam que as habilidades tecnológicas são fundamentais para a atuação em startups, assim como a mobilização de determinadas soft skills, sobretudo, boa comunicação, inteligência emocional, proatividade e flexibilidade cognitiva.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).