Trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19: um estudo com egressos de Secretariado Executivo

Autores

  • Sarajane Kolling Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Samantha Frohlich UFPR
  • Debora Andrea Liessem Vigorena Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13607

Resumo

Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia mundial do coronavírus (Covid-19). Diante disso, muitos profissionais foram orientados a trabalhar em casa, ou seja, na modalidade home office. Acredita-se que para os profissionais de Secretariado Executivo essa modalidade representou uma novidade, diferenciando-se de profissionais que atuam como secretários remotos independentes. Consonante a isso, este estudo justifica-se por buscar compreender de que forma esse profissional se adaptou aos desafios diante da pandemia, com o intuito de identificar dinâmicas de adaptação das organizações e de que forma esses profissionais atuaram diante deste cenário. Em relação à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória descritiva. A técnica de coleta de dados se deu por meio de questionário voltado à egressos do curso de secretariado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Os resultados da pesquisa indicam que muitos profissionais de secretariado tiveram que atuar remotamente durante a pandemia e que enfrentaram desafios. Muitos profissionais de secretariado tiveram que atuar remotamente durante a pandemia e enfrentaram desafios para se adaptarem. Por outro lado, diante disso, novas possibilidades atuação do profissional de Secretariado no âmbito remoto se ampliaram e este estudo possibilitou contribuições nesse sentido.

Palavras-chave: Trabalho Remoto. Egressos de Secretariado Executivo. Pandemia do Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarajane Kolling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Concluiu o Ensino Médio pelo Colégio Estadual Dario Vellozo. Atualmente é acadêmica do curso de graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Debora Andrea Liessem Vigorena, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professora adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, vinculada ao curso de Secretariado Executivo. Membro do Grupo de Pesquisa em Secretariado Executivo Bilíngue - GPSEB. Graduação em Secretariado Executivo pela UNIOESTE. Especialização em Gestão de Pessoas - UFPR. Mestre em Administração, área de concentração em Estratégias e Organizações - UFPR. Doutora em Administração. área de concentração em Organizações, Gestão e Sociedade - Universidade Positivo. Possui experiência como secretaria executiva em empresas privadas e atua no ensino superior há mais de 15 anos. Ministra disciplinas da área de secretariado executivo, estratégia organizacional, gestão da inovação, design thinking, metodologia científica e língua espanhola instrumental (Possui o diploma de proficiência de língua espanhola como língua estrangeira - D.E L:E nível C2). É pesquisadora dos temas gestão da inovação; políticas de inovação; inovação e design thinking; estratégias de empresas; internacionalização de empresas e de instituições de ensino superior.

Downloads

Publicado

05/06/2023

Como Citar

Kolling , S., FROHLICH, S., & Liessem Vigorena, D. A. (2022). Trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19: um estudo com egressos de Secretariado Executivo. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 3(1). https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13607

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)