Trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19: um estudo com egressos de Secretariado Executivo
DOI:
https://doi.org/10.33228/scribes.2022.v1.13607Resumo
Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia mundial do coronavírus (Covid-19). Diante disso, muitos profissionais foram orientados a trabalhar em casa, ou seja, na modalidade home office. Acredita-se que para os profissionais de Secretariado Executivo essa modalidade representou uma novidade, diferenciando-se de profissionais que atuam como secretários remotos independentes. Consonante a isso, este estudo justifica-se por buscar compreender de que forma esse profissional se adaptou aos desafios diante da pandemia, com o intuito de identificar dinâmicas de adaptação das organizações e de que forma esses profissionais atuaram diante deste cenário. Em relação à metodologia, adotou-se uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória descritiva. A técnica de coleta de dados se deu por meio de questionário voltado à egressos do curso de secretariado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Os resultados da pesquisa indicam que muitos profissionais de secretariado tiveram que atuar remotamente durante a pandemia e que enfrentaram desafios. Muitos profissionais de secretariado tiveram que atuar remotamente durante a pandemia e enfrentaram desafios para se adaptarem. Por outro lado, diante disso, novas possibilidades atuação do profissional de Secretariado no âmbito remoto se ampliaram e este estudo possibilitou contribuições nesse sentido.
Palavras-chave: Trabalho Remoto. Egressos de Secretariado Executivo. Pandemia do Covid-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).