Now the farmer's market is on social media:

the insertion of the Alimento de Origem platform on Facebook

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13786

Abstract

A Plataforma Alimento de Origem, criada em 2018, por meio de uma parceria público/privada, traz como possibilidade o registro formal de agroindústrias, bem como a rastreabilidade de produtos vegetais, além de suporte técnico especializado para o respeito da legislação garantindo, assim, vantagens em termos de competitividade de mercado. Com isso, o objetivo da presente discussão é entender as estratégias de comunicação de inserção nas redes sociais digitais da Plataforma, analisando, para tanto, o conteúdo produzido no perfil oficial do serviço no Facebook, em 2020, em especial a realização de lives. Para tanto, realiza-se uma análise quantitativa e qualitativa, utilizando-se das técnicas de observação encoberta não participativa e Análise de Conteúdo, interpretando dados a respeito das postagens, interações e inter-relações no ambiente virtual. Desse modo, procurou-se compreender melhor como a Plataforma pode ser uma aliada na produção e comercialização de alimentos orgânicos e ecológicos providos da agricultura familiar na região do Médio Alto Uruguai, no sul do Brasil, bem como para a ampliação do entendimento da questão da sustentabilidade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Bonadeo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Graduada em Liderança e Sustentabilidade pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – unidade de Frederico Westphalen (UERGS). Graduada em Relações Públicas – Bacharelado e em Jornalismo – Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen (UFSM).

Rafael Foletto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen (UFSM). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa – campus São Borja (UNIPAMPA).

Published

2022-02-16

How to Cite

Bonadeo, B., & Foletto, R. . (2022). Now the farmer’s market is on social media:: the insertion of the Alimento de Origem platform on Facebook. SCRIBES - Brazilian Journal of Management and Secretarial Studies, 2(2). https://doi.org/10.33228/scribes.2021.v2.13786

Issue

Section

Articles