Habilidade Política e Reputação para o Desempenho de Agentes Privados na interação com Agências Reguladoras

Autores

  • Daniel Pires Vieira Programa de Pós-graduação em Administração – Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0002-2126-2750
  • Edgar Reyes Júnior Programa de Pós-graduação em Administração – Universidade de Brasília (UnB)
  • Guilherme César de Oliveira Programa de Pós-graduação em Administração – Universidade de Brasília (UnB) https://orcid.org/0000-0001-8794-2997

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14504

Resumo

Objetivo da Pesquisa: analisar a relação entre habilidade política, reputação individual e desempenho de agentes privados em suas interações com órgãos reguladores.

Enquadramento Teórico: a presente pesquisa parte dos construtos Habilidade Política e Reputação individual para analisar o desempenho de agentes privados na interação com órgãos reguladores.

Metodologia: trata-se de uma pesquisa quantitativa, com análise de dados primários coletados de funcionários de agências reguladoras federais brasileiras que lidam diretamente com representantes de empresas reguladas. Os questionários foram aplicados de forma presencial e avaliaram a percepção do respondente sobre um representante da iniciativa privada com quem se relacionasse diretamente em suas atividades. As escalas foram adaptadas dos trabalhos de Ferris et al. (2005), para Habilidade Política, de Zinko, Gentry e Laird (2016), para Reputação Pessoal, e de Borman e Motowidlo (1993) para avaliação do desempenho. Para análises foram empregadas as técnicas de análise fatorial e regressão linear múltipla.

Resultados: os resultados evidenciaram que nem todas as dimensões da habilidade política e da reputação individual se associaram de forma significativa ao desempenho no ambiente de trabalho analisado, corroborando a necessidade do estudo dos construtos sob uma perspectiva multidimensional. Verificou-se que a reputação individual exerce uma função mediadora da relação entre habilidade política e desempenho, sugerindo que a habilidade política do indivíduo pode não ser condição suficiente para manutenção do desempenho no ambiente analisado.

Originalidade: o trabalho aborda o contexto de interação entre agências reguladoras e representantes privados, explorando características do agente privado que orientarão o desempenho na defesa de interesses frente às organizações públicas.

Contribuições: os resultados encontrados reforçam as características multidimensionais da Habilidade Política e da Reputação, além de identificarem que as dimensões da Reputação possuem um efeito mediador sobre a relação entre Habilidade Política e Desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2023-08-24

Como Citar

Pires Vieira, D., Reyes Júnior, E., & de Oliveira, G. C. (2023). Habilidade Política e Reputação para o Desempenho de Agentes Privados na interação com Agências Reguladoras. Administração Pública E Gestão Social, 15(3). https://doi.org/10.21118/apgs.v15i3.14504

Edição

Seção

Artigos