A Eficiência da Atenção Primária à Saúde: Avaliando Discrepâncias
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4703Resumo
O Estado como provedor do bem público busca disseminar a saúde entre seus habitantes, sendo uma das principais formas de realizar isso é através da Atenção Primária à Saúde. Esse contexto contribuiu para o escopo deste artigo, cujo objetivo é verificar a eficiência técnica da Atenção Primária à Saúde no âmbito do sudeste brasileiro. Com uma abordagem teórica, tomou-se como base a literatura nacional e internacional sobre o tema, com autores como Mendes, Starfield, Ozcan e Salinas-Jiménez. Para o cumprimento de tal objetivo, utilizou-se uma abordagem quantitativa, através do modelo de Análise Envoltória de Dados (DEA). Os resultados apontaram para escores de eficiência técnica baixos, considerando os inputs e outputs selecionados para a região. O que oferece indícios de eficiência relativa baixa e por consequência, são importantes intervenções e ações pró-ativas na gestão da atenção primária à saúde.
Palavras chave: Análise de dados; Eficiência Administrativa; Atenção primária à saúde
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Revista de Administração Pública e GestãoSocial (APGS) devem concordar com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado soba Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamentodo trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalhopublicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional oucomo capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar críticas e sugestões proveitosas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Autores reservam o direito da editoria desta revista de efetuar, nos trabalhos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a atender sua política editorial e a manter opadrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
- Autores assumem exclusiva responsabilidade pelas suas opiniões emitidas nos trabalhos publicados nesta revista.