Vivências de empoderamento no exercício da participação social em conselhos gestores de políticas públicas
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v3i1.4039Palabras clave:
participação social, conselhos gestores, gestão públicaResumen
Os conselhos gestores de políticas públicas constituem-se como espaços de democratização e empoderamento, pois oportunizam a participação da sociedade na definição da agenda política e da destinação de recursos públicos. Trata-se de um estudo de caso realizado com representantes de uma instituição de ensino superior a partir de sua atuação junto a conselhos gestores no município de Chapecó/SC. Foram identificados os seguintes núcleos de sentido que apresentam evidencias de empoderamento: a inserção dos atores nos processos deliberativos, quando os atores reconhecem seus potenciais e assumem papel ativo no cenário político; o aprendizado do diálogo nos processos deliberativos, quando vivenciam sentimentos de pertencimento e promovem diálogos com vistas a tomar decisões de forma compartilhada; desafios da participação social nos processos deliberativos, quando promovem relações de parceria em prol de interesses coletivos. Como instituição produtora e difusora de saberes e práticas, a universidade pode garantir apoio efetivo aos processos de qualificação das agendas públicas, influenciando as decisões políticas em prol de maior equidade e justiça social.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Citas
BACHERO, M. Construindo uma outra sociedade: o capital social na estruturação de uma
cultura política participativa no Brasil. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, n.21, p. 83-108, nov.
2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FRIEDMANN, J. Empowerment: uma política de desenvolvimento alternativo.
Oeiras/Portugal: Celta, 1996.
HERRIGER, N. Empowerment in der sozialen Arbeit: eine Einführung. 3a ed. Stuttgart:
Kohlhammer, 2006a. 255p.
HERRIGER, N. Grundlagentext Empowerment. Düsseldorf/Alemanha: Sozialnet GMBH,
07 de julho de 2006b. Disponivel online no site:
<http://www.empowerment.de/grundlagentext.html#oben> (acessado em 2006)
KLEBA, M. E. Descentralização do sistema de saúde no Brasil: limites e possibilidades de
uma estratégia para o empoderamento. 1. ed. Chapecó: Argos, 2005.
KLEBA, M. E., WENDHAUSEN, Á. Empoderamento: processo de fortalecimento dos
sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, Rio
de Janeiro, v.18, n.4, p. 733-743, 2009.
MACHADO, H. V. A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. RAC,
edição especial, p.51-73, 2003.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São
Paulo: Hucitec; 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez;
Brasília: UNESCO, 2001
RIVERA, F. J. U. Cultura e liderança comunicativa: gestão pela escuta. Rio de Janeiro:
ENSP, 1999.
SILVA, F. B.; JACCOUD, L.; BEGHIN, N. Políticas sociais no Brasil: participação social,
conselhos e parcerias. p. 373-407. In: JACCOUD, L. (organizadora). Questão social e
políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005.
SIMÃO, L. M. Desequilíbrio e co-regulação em situação de ensino-aprendizagem: análise
segundo o conceito de ação comunicativa (Habermas). Psicol. Reflex. Crit.; v.13, n.1, p.33-8,
2000.
STARK, W. Empowerment: neue Handlungskompetenzen in der psychosozialem Praxis.
Freiburg i. Breisgau: Lambertus, 1996.
WENDHAUSEN, Á.; CARDOSO, S. M. Processo decisório e Conselhos Gestores de Saúde:
aproximações teóricas. Rev Bras Enferm, Brasília, v.60, n.5, p.579-84, set-out, 2007.
cultura política participativa no Brasil. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, n.21, p. 83-108, nov.
2003.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FRIEDMANN, J. Empowerment: uma política de desenvolvimento alternativo.
Oeiras/Portugal: Celta, 1996.
HERRIGER, N. Empowerment in der sozialen Arbeit: eine Einführung. 3a ed. Stuttgart:
Kohlhammer, 2006a. 255p.
HERRIGER, N. Grundlagentext Empowerment. Düsseldorf/Alemanha: Sozialnet GMBH,
07 de julho de 2006b. Disponivel online no site:
<http://www.empowerment.de/grundlagentext.html#oben> (acessado em 2006)
KLEBA, M. E. Descentralização do sistema de saúde no Brasil: limites e possibilidades de
uma estratégia para o empoderamento. 1. ed. Chapecó: Argos, 2005.
KLEBA, M. E., WENDHAUSEN, Á. Empoderamento: processo de fortalecimento dos
sujeitos nos espaços de participação social e democratização política. Saúde e Sociedade, Rio
de Janeiro, v.18, n.4, p. 733-743, 2009.
MACHADO, H. V. A identidade e o contexto organizacional: perspectivas de análise. RAC,
edição especial, p.51-73, 2003.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São
Paulo: Hucitec; 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3. ed. São Paulo: Cortez;
Brasília: UNESCO, 2001
RIVERA, F. J. U. Cultura e liderança comunicativa: gestão pela escuta. Rio de Janeiro:
ENSP, 1999.
SILVA, F. B.; JACCOUD, L.; BEGHIN, N. Políticas sociais no Brasil: participação social,
conselhos e parcerias. p. 373-407. In: JACCOUD, L. (organizadora). Questão social e
políticas sociais no Brasil contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005.
SIMÃO, L. M. Desequilíbrio e co-regulação em situação de ensino-aprendizagem: análise
segundo o conceito de ação comunicativa (Habermas). Psicol. Reflex. Crit.; v.13, n.1, p.33-8,
2000.
STARK, W. Empowerment: neue Handlungskompetenzen in der psychosozialem Praxis.
Freiburg i. Breisgau: Lambertus, 1996.
WENDHAUSEN, Á.; CARDOSO, S. M. Processo decisório e Conselhos Gestores de Saúde:
aproximações teóricas. Rev Bras Enferm, Brasília, v.60, n.5, p.579-84, set-out, 2007.
Descargas
Publicado
2011-09-13
Cómo citar
Kleba, M. E., & Comerlatto, D. (2011). Vivências de empoderamento no exercício da participação social em conselhos gestores de políticas públicas. Revista De Administração Pública E Gestão Social, 3(1), 23–42. https://doi.org/10.21118/apgs.v3i1.4039
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.