Os Fatores Críticos de Sucesso na Gestão de Organizações Não Governamentais
DOI:
https://doi.org/10.21118/apgs.v4i2.4088Palabras clave:
Projetos Sociais, Gestão do Terceiro Setor, Gestão EstratégicaResumen
Esse artigo analisa a gestão das Organizações Não Governamentais (ONGs) identificando quais fatores críticos de sucesso impactam no desenvolvimento, na captação de recursos e na relação com fontes financiadoras. Foram utilizadas referências em dois campos teóricos: na gestão estratégica, examinando-a em aspectos como análise ambiental, planejamento e vantagens competitivas, e na gestão do terceiro setor, estudando as ONGs e suas especificidades com seu caráter empresarial, político e social, e sua relação com os setores público e privado, que exigem conhecimentos e habilidades administrativas. O estudo realizou-se seguindo o modelo exploratório de estudo de casos múltiplos e desenvolveu-se em quatro ONGs sediadas na Região Metropolitana de Salvador, realizando-se uma análise comparativa entre elas. Os resultados indicam a existência de uma relação direta entre ambiente, posicionamento estratégico, estrutura administrativa e nível de qualificação técnica da equipe para o alcance de resultados nas áreas de captação de recursos e desenvolvimento de projetos sociais.
Descargas
Citas
Científicos, 1974.
ANSOFF, H. Igor. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.
ANSOFF, H. Igor. A nova estratégia empresarial. São Paulo: Atlas, 1990.
ARMANI, Domingos. Como elaborar projetos: guia prático para elaboração e
gestão de projetos sociais. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.
BENÍCIO, João Carlos. Gestão financeira para organizações da sociedade civil.
São Paulo: Global, 2000.
CAVALCANTI, Marly. (Org.) Gestão social, estratégias e parcerias: redescobrindo
a essência da administração brasileira de comunidades para o 3º setor. São Paulo:
Saraiva, 2006.
CABRAL, Eloisa Helena S. Terceiro setor: gestão e controle social. São Paulo:
Saraiva, 2007.
DRUCKER, Peter F. Administração de organizações sem fins lucrativos:
princípios e práticas. São Paulo: Thonson Learning, 1998.
FALCONER, Andres P. A Promessa do terceiro setor. ISTR - LAC. Chile: ISTR –
LAC, 1999.
FALCONER, Peter F. Privado, Porém Público: o Terceiro Setor na América Latina.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1984.
FISCHER, Rosa Maria; FALCONER, Andres P. Desafios da parceria governo
terceiro setor. Primeiro Encontro da Rede de Pesquisas sobre o Terceiro Setor na
América Latina e Caribe – ISTR. Rio de Janeiro: Escola de Serviço Social da UFRJ,
abr. 1998.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, Coimbatore K. Competindo pelo futuro: estratégias
inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de manhã. Rio de
Janeiro: Campus, 1995.
HUDSON, Mike. Administrando organizações do terceiro setor: o desafio de
administrar sem receita. São Paulo: Makron Books, 1999.
KAPLAN, Robert S; NORTON, David P. Mapas estratégicos – balanced
scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis. Rio de Janeiro:
Elsevier, 2004.
KISIL, Rosana. Elaboração de projetos e propostas para organizações da
sociedade civil. 2. ed. São Paulo: Global, 2002.
MAXIMIANO, Antonio Carlos A. Administração de projetos: como transformar
idéias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
PORTER, Michael E. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústria e
da concorrência, 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Campos, 1986.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um
desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989.
PORTER, Michael E. Competição: Estratégias competitivas essenciais. Rio de
Janeiro: Campus, 1999.
PORTER, Michael; KRAMER, Mark R. Philanthropy’s new agenda: creating value.
Harvard Business Review, v. 77, n. 6, nov./dec. 1999.
TACHIZAWA, Takeshy. Organizações não governamentais e terceiro setor:
criação de ONGs e estratégia de atuação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão de ONGs. 4. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio
Vargas, 2000.
TENÓRIO, Fernando G. Um Espectro Ronda o Terceiro Setor: o Espectro do
Mercado. São Paulo: Editora Unijuí, 2004.
TENÓRIO, Fernando G. Gestão Social: uma perspectiva conceitual. Revista de
Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 32, n. 5, set./out. 1998.
TYSZLER, Marcelo; BARBERO, Edson Ricardo. Planejamento estratégico em
organizações do terceiro setor: o caso do Instituto de Estudos e Orientação a
Família. In: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, 6., São Paulo, 2004. Anais... São
Paulo: Semead, Fea/USP, 2004.
VOLTOLINE, Ricardo. (Org.) Terceiro setor planejamento e gestão. 2. ed. São
Paulo: Senac, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en la Revista de Administración Pública y Gestión Social (APGS) deben concordar con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, además, la obra deben ser simultáneamente licenciada bajo la Creative Commons Attribution License, permitiendo la compartición del trabajo con reconocimiento de la autoría y su publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contractos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión de la obra publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y a distribuir su trabajo en línea (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar críticas y sugerencias provechosas, bien como aumentar el impacto y la mención del trabajo publicado.
- Autores reservan el derecho editorial en esta revista de efectuar, en las obras originales, alteraciones de orden normativa, ortográfica y gramatical pretendiendo atender su política editorial y mantener la forma culta de la lengua, pero respectando el estilo de los autores.
- Autores asumen exclusiva responsabilidad por las opiniones emitidas en las obras publicadas por esta revista.