FORMAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

  • Geralda aparecida de Carvalho Pena Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.122

Palavras-chave:

Formação docente, Aprendizagem da docência, Professores da educação profissional.

Resumo

Este trabalho insere-se no campo da formação docente, tendo com objetivo discutir a formação do professor da educação profissional considerando os aportes dos trabalhos sobre os processos de aprendizagem da docência. Para tanto, parte-se de uma contextualização dos estudos que abordam a formação docente e o processo de aprender a ensinar, para em seguida analisar a formação docente na educação profissional a partir de seus pressupostos históricos e legais. Conclui-se mostrando, a partir do levantamento de estudos sobre o tema, que esta área é marcada por escassez de pesquisas e argumentando sobre a necessidade de novas investigações que busquem a compreensão de elementos envolvidos na formação de professores dessa modalidade de ensino, sobretudo considerando-se o atual momento histórico de expansão da educação profissional no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geralda aparecida de Carvalho Pena, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Pedagoga no IFMG Campus Ouro Preto e Doutoranda em Educação na UFMG

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

PENA, G. aparecida de C. FORMAÇÃO DOCENTE E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.122. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6491. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos