Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente.
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136Palavras-chave:
Políticas educacionais, Avaliação externa, Trabalho docente.Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar como o professor representa as avaliações externas e quais as implicações destas para o seu trabalho. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com professores da educação básica de escolas municipais da cidade de Viçosa-MG. Os resultados indicam que os testes em larga escala geram indicadores para a melhoria da educação, todavia não promovem o desenvolvimento processual e integral do aluno. Constatou-se, também, que a direção das escolas responsabiliza o professor pelo sucesso ou fracasso do aluno, criando uma pressão para um bom desempenho nas avaliações externas.Downloads
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Publicado
2012-03-22
Como Citar
VIEIRA, R. A.; FERNANDES, C. P. Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6496. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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