Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente.

Autores

  • Raquel Arrieiro Vieira Universidade Federal de Viçosa
  • Cassia Pires Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Avaliação externa, Trabalho docente.

Resumo

Este estudo tem por objetivo investigar como o professor representa as avaliações externas e quais as implicações destas para o seu trabalho. A abordagem metodológica é qualitativa, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com professores da educação básica de escolas municipais da cidade de Viçosa-MG. Os resultados indicam que os testes em larga escala geram indicadores para a melhoria da educação, todavia não promovem o desenvolvimento processual e integral do aluno. Constatou-se, também, que a direção das escolas responsabiliza o professor pelo sucesso ou fracasso do aluno, criando uma pressão para um bom desempenho nas avaliações externas.

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Biografia do Autor

Raquel Arrieiro Vieira, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Educação

Area: formação de professores

Cassia Pires Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Educação

Area: formação de professores

 

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Publicado

2012-03-22

Como Citar

VIEIRA, R. A.; FERNANDES, C. P. Políticas de avaliação externa: percepções e efeitos para o trabalho docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.136. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6496. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos