PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Arlete Marinho Gonçalves UEPA

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.148

Palavras-chave:

Projeto Político, Pedagógico, Representações Sociais - docentes

Resumo

Esta pesquisa objetivou apreender as Representações Sociais elaboradas pelos docentes da escola pública acerca do Projeto Político-Pedagógico (PPP). O lócus foi constituído de quatro escolas municipais do Ensino Fundamental, situadas no município de Oriximiná - PA. Fizeram parte deste estudo 77 docentes. A pesquisa utilizou uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo multimétodo, com o suporte da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003) e a complementar de Abric (2000). Foram utilizados um questionário sócio-demográfico e a técnica de Associação Livre de Palavras com o termo indutor: “Projeto Político-Pedagógico”. As evocações livres foram analisadas e processadas pelo Software EVOC e Tri-deux-mots. As evocações livres evidenciaram que o PPP está relacionado a gestão democrática, currículo e avaliação revelado pelos dois programas computacionais. A participação democrática do docente no PPP demonstra maior comprometimento dos profissionais da educação com o ensino de qualidade.

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Biografia do Autor

Arlete Marinho Gonçalves, UEPA

Centro de Ciencias Sociais e Educação

Grupo de Pesquisa "currículo e tecnologias educacionais"

Área: Educação

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Publicado

2012-01-18

Como Citar

GONÇALVES, A. M. PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR DOCENTES DA ESCOLA PÚBLICA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.148. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6501. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos