História do ensino rural em Uberlândia-MG: memórias e práticas de professoras (1926-1979)
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.262Palavras-chave:
História do Ensino Rural, Memórias de Professoras Rurais, Práticas DocentesResumo
Analisamos histórias e memórias de professoras que lecionaram em escolas rurais no município de Uberlândia-MG nos anos de 1926 a 1979 com o objetivo de discutir as suas condições de trabalho e as práticas docentes construídas do período em questão. Para tanto, realizamos onze entrevistas e consultamos fontes impressas compostas por jornais, revistas e atas do serviço de inspeção municipal. Em meio aos problemas que caracterizaram (e ainda caracterizam) as escolas rurais, as memórias das professoras entrevistadas são perpassadas pelas recordações dos bons momentos, tais como: a sensação de prazer ao concluir o trabalho de alfabetização, os passeios no campo, o bom comportamento dos alunos e o prestígio que possuíam nas fazendas onde trabalhavam.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-08-29
Como Citar
FAGUNDES DE LIMA, S. C. História do ensino rural em Uberlândia-MG: memórias e práticas de professoras (1926-1979). Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.262. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6551. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.