História do ensino rural em Uberlândia-MG: memórias e práticas de professoras (1926-1979)

Autores/as

  • Sandra Cristina Fagundes de Lima Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.262

Palabras clave:

História do Ensino Rural, Memórias de Professoras Rurais, Práticas Docentes

Resumen

Analisamos histórias e memórias de professoras que lecionaram em escolas rurais no município de Uberlândia-MG nos anos de 1926 a 1979 com o objetivo de discutir as suas condições de trabalho e as práticas docentes construídas do período em questão. Para tanto, realizamos onze entrevistas e consultamos fontes impressas compostas por jornais, revistas e atas do serviço de inspeção municipal. Em meio aos problemas que caracterizaram (e ainda caracterizam) as escolas rurais, as memórias das professoras entrevistadas são perpassadas pelas recordações dos bons momentos, tais como: a sensação de prazer ao concluir o trabalho de alfabetização, os passeios no campo, o bom comportamento dos alunos e o prestígio que possuíam nas fazendas onde trabalhavam.

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Biografía del autor/a

Sandra Cristina Fagundes de Lima, Universidade Federal de Uberlândia

Profa. Dra. de História da Educação da Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Publicado

2012-08-29

Cómo citar

FAGUNDES DE LIMA, S. C. História do ensino rural em Uberlândia-MG: memórias e práticas de professoras (1926-1979). Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.262. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6551. Acesso em: 10 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos