A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DA ESCOLARIDADE: O CURRÍCULO COMO CATEGORIA CENTRAL
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.406Palavras-chave:
Formação docente. Currículo. Políticas Curriculares.Resumo
A análise das repercussões nos cursos de formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir das principais tendências em vigor após a aprovação da Lei nº 9394/1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é o objetivo central deste artigo. Para isso, procurou-se entender a problemática a partir de literatura correlata ao tema, de documentos produzidos no âmbito do Conselho Nacional de Educação (CNE) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), os quais norteiam as políticas de formação de professores, além de pesquisas realizadas na última década, que apresentam resultados empíricos sobre o fenômeno estudado em cursos formadores para essa etapa da escolaridade, como é o caso do Curso de Pedagogia. Os resultados mostram que mudanças concretas vêm influenciando, nos últimos anos, os currículos de formação de professores para os anos iniciais da escolaridade, já que se pode concluir que o curso de Pedagogia, na atualidade, vive um processo de maior aproximação, em seu currículo, com as questões específicas dos processos de escolarização dos anos iniciais, com a inclusão de componentes curriculares que procuram instrumentalizar o professor quanto aos conteúdos da Educação Básica, didáticas específicas, metodologias e práticas de ensino.
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