A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA RELAÇÃO COM O CONTEXTO HISTÓRICO DE UMA ESCOLA TÉCNICA

Autores

  • Keila Miotto Universidade Vale do Sapucaí - Univás
  • Carla Helena Fernandes Universidade Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.572

Palavras-chave:

Educação Física, Práticas Pedagógicas, Formação Docente.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a sua possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área, que assumiram objetivos como controle e disciplina. A origem da Escola data de 1918 e foi criada no modelo das antigas escolas agrotécnicas; na área de Educação Física são tradicionais os Jogos Escolares, as modalidades esportivas e a preparação de equipes competitivas. O desafio posto aos professores na atualidade é construir educação que contemple o currículo escolar e o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental.  A leitura de Bourdieu (1982; 1989; 1996) possibilitou ampliar a compreensão das ações docentes na relação com o social e o escolar. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir de situações em que certezas deixam de responder às questões da prática. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Miotto, Universidade Vale do Sapucaí - Univás

Professor EBTT. Ensino Básico Técnico e Tecnológica, Servidor Público Federal

Ifsuldeminas Câmpus Inconfidentes

área Educação Física

Carla Helena Fernandes, Universidade Vale do Sapucaí

Dr. Carla Helena Fernandes

Professora Doutora Mestrado em Educação 

Universidade Vale do Sapucaí Univás

área Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Downloads

Publicado

2015-10-03

Como Citar

MIOTTO, K.; FERNANDES, C. H. A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA RELAÇÃO COM O CONTEXTO HISTÓRICO DE UMA ESCOLA TÉCNICA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.572. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6730. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos