A CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA RELAÇÃO COM O CONTEXTO HISTÓRICO DE UMA ESCOLA TÉCNICA
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.572Palabras clave:
Educação Física, Práticas Pedagógicas, Formação Docente.Resumen
A pesquisa teve como objetivo analisar a prática pedagógica dos professores de Educação Física de uma Escola Técnica e a sua possível relação com o contexto histórico da Escola e da própria área, que assumiram objetivos como controle e disciplina. A origem da Escola data de 1918 e foi criada no modelo das antigas escolas agrotécnicas; na área de Educação Física são tradicionais os Jogos Escolares, as modalidades esportivas e a preparação de equipes competitivas. O desafio posto aos professores na atualidade é construir educação que contemple o currículo escolar e o interesse e necessidade de seus jovens alunos. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. A leitura de Bourdieu (1982; 1989; 1996) possibilitou ampliar a compreensão das ações docentes na relação com o social e o escolar. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir de situações em que certezas deixam de responder às questões da prática.
Descargas
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.