UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS DOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E MINAS GERAIS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.592Palavras-chave:
Política Educacional, Ensino Médio, Universalização, Sistema Nacional de Educação.Resumo
O objetivo deste artigo é problematizar questões relacionadas à qualidade do Ensino Médio a partir de informações estatísticas de estudantes e professores do Brasil, cotejando-as com dois estados da federação, nomeadamente Santa Catarina e Minas Gerais. Busca-se apreendê-las dentro de determinado contexto, demarcado por desigualdades econômicas, políticas, sociais, culturais e educacionais. Para tanto, serão tratadas as dimensões da universalização do acesso e da permanência no Ensino Médio. O estudo aponta uma escola média desigual e identicamente precária no Brasil, inclusive nos referidos estados da federação. Sugere que a garantia do direito ao Ensino Médio de qualidade para todos depende da institucionalização do Sistema Nacional de Educação como elemento articulador de um esforço coletivo dos entes federados, e da construção de uma política de financiamento ancorada na perspectiva de qualidade para a educação pública.Downloads
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Publicado
2015-10-03
Como Citar
COSTA, G. L. M. UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E DA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: ASPECTOS DOS ESTADOS DE SANTA CATARINA E MINAS GERAIS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 1, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i1.592. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6746. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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