Aspectos das condições de trabalho docente nas escolas municipais de Guarulhos

Autores

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.870

Palavras-chave:

Condições de trabalho docente. Formação de professores. Carreira docente.

Resumo

Neste artigo analisa-se facetas das condições de trabalho de professores dos anos iniciais da educação básica de Guarulhos, com objetivo de refletir sobre a efetivação da docência. As informações foram extraídas de Banco de Dados construído a partir de respostas a questionário. Compreende-se as condições de trabalho do professor a partir de Oliveira e Assunção (2010). Sobre a docência e sua especificidade política e social, apoia-se em Contreras (2012). Foi possível evidenciar que a maioria dos docentes concluiu a educação básica em escolas públicas ou predominantemente públicas, e o ensino superior em instituições privadas, indicando possível fragilidade na formação. Sobre as condições de trabalho nas escolas, entre as questões que têm interferência negativa no trabalho, se destacaram o número excessivo de alunos por sala e a indisciplina, facetas relacionadas e que trazem consequências para o ensino. A pesquisa aponta para a necessidade da valorização profissional dos professores.

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Biografia do Autor

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Unifesp.

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Publicado

2017-09-22

Como Citar

PENNA, M. G. de O. Aspectos das condições de trabalho docente nas escolas municipais de Guarulhos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 2, p. 198–214, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.870. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6956. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

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Artigos