Aspectos das condições de trabalho docente nas escolas municipais de Guarulhos
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i2.870Keywords:
Condições de trabalho docente. Formação de professores. Carreira docente.Abstract
Neste artigo analisa-se facetas das condições de trabalho de professores dos anos iniciais da educação básica de Guarulhos, com objetivo de refletir sobre a efetivação da docência. As informações foram extraídas de Banco de Dados construído a partir de respostas a questionário. Compreende-se as condições de trabalho do professor a partir de Oliveira e Assunção (2010). Sobre a docência e sua especificidade política e social, apoia-se em Contreras (2012). Foi possível evidenciar que a maioria dos docentes concluiu a educação básica em escolas públicas ou predominantemente públicas, e o ensino superior em instituições privadas, indicando possível fragilidade na formação. Sobre as condições de trabalho nas escolas, entre as questões que têm interferência negativa no trabalho, se destacaram o número excessivo de alunos por sala e a indisciplina, facetas relacionadas e que trazem consequências para o ensino. A pesquisa aponta para a necessidade da valorização profissional dos professores.
Downloads
References
a14v41n143.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2015.
AQUINO, Júlio Groppa. A indisciplina e a escola atual. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 1-15, jul./dez. 1998.
AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise de autoridade docente. Cadernos Cedes, Campinas, Ano 19, n. 47, p. 7–19, dez. 1998b.
BELLO, Isabel Melero et al. Formação continuada e carreira docente: o município de Guarulhos em questão. In: V Congresso Ibero–Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016, Goiânia. Política e Gestão da Educação: discursos globais e práticas locais. Goiânia: Anpae, 2016. v.41, p.1 – 15.
BONAMINO, Alicia; LIMA, Naira da Costa Muylaert. Aspectos da gestão escolar e seus efeitos no desempenho dos alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. In: MARTINS, Ângela Maria et al. (Org.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas, SP: Autores Associados, p. 91-117, 2013.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. 2. ed. Petrópolis/ RJ: Vozes, 2008. 275 p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm >. Acesso em: 10 mar. 2014.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf >. Acesso em: 10 mar. 2014.
BRASIL. Lei n. 11.494, de 20 de junho de 2007. Disponível em: <http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11494.htm >. Acesso em 14 março 2014.
BRASIL. Lei n. 11. 738 de 16 de julho de 2008. Disponível em:<http://www.planalto.
gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11738.htm >. Acesso em: 17 mar. 2014.
BRASIL. Resolução nº 2, de 28/05/2009. Diretrizes Nacionais para os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública, 2009a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_cne_ceb002_2009.pdf >. Acesso em: 17 mar. 2014.
BRASIL. Estudo Exploratório sobre o Professor Brasileiro: com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007. Brasília, 2009b. 64 p.
BRASIL. Parecer CNE/CEB. 08/2010. Estabelece normas para aplicação do inciso IX do artigo 4º da Lei nº 9.394/96 (LDB), que trata dos padrões mínimos de qualidade de ensino para a educação básica pública. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?
option=com_docman&view=download&alias=5063-parecercne-seb8-2010&Itemid=30192 >. Acesso em: 11 set. 2017.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca. O declínio do sentido público da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 89, n. 223, p. 411-424, set./ dez. 2008. Disponível em: < http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/1400/1375 >. Acesso em: 17 ago. 2015.
CENPEC. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole – Síntese das conclusões. São Paulo: CENPEC, 2011. 34 p.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. Trad. Sandra Trabucco Valenzuela. 2. ed., São Paulo: Cortez, 2012
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Cadernos. Cedes. Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v29n78/v29n78a04 >. Acesso em: 20 ago. 2015.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba de Sá. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO. 2009. 293 p.
GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo de Afonso. Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. 297 p.
GATTI, Bernadete Angelina; NUNES, Marina Muniz Rossa. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Relatório de pesquisa, v. 2, São Paulo: FCC; Fundação Victor Civita, 2008. 142 p.
GEPECSO. Pesquisa: Condições de trabalho e relações de classe dos docentes da rede básica de ensino no município de Guarulhos-SP. Guarulhos-SP: Universidade Federal de São Paulo, 2014.
GRIGOLI, Josefa Aparecida Gonçalves et al. A escola como lócus de formação docente: uma gestão bem-sucedida. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, jan. /abr. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v40n139/v40n139a12.pdf >. Acesso em: 20 ago. 2015.
LAVILLE, Christian; DIONE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Trad. Heloísa Monteiro e Francisco Settineri. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LÜDKE, Menga; BOING, Luiz Alberto. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Educação e Sociedade, Campinas, v. 25, n. 89, p.159-1180, set./dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616 >. Acesso em: 20 ago. 2015.
MARIN, Alda Junqueira. Com o olhar nos professores: Desafios para o enfrentamento das realidades escolares. Cadernos Cedes, Campinas, v. 19, n. 44, p. 8-18, abr. 1998.
MARIN, Alda Junqueira. Manifestações de professores sobre alunos. In: FREITAS, Marcos Cezar de (Org.). Desigualdade social e diversidade cultural na infância e na juventude. São Paulo: Cortez, p. 285-300, 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; ASSUNÇÃO, Ada Ávila. Condições de trabalho docente (Verbete). In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. Dicionário: Trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: FEU/FMG, 2010 (CD-ROM).
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar. São Paulo: T. A. Queiroz: 1991. 385 p.
POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote/ Instituto de Inovação Educacional, p. 35- 50, 1995.
RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. Formação de professores dos anos inicias da escolarização: um estudo da disciplina de Didática no curso de Pedagogia. 2014. 385 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
SAMPAIO, Maria das Mercês Ferreira; MARIN, Alda. Junqueira. Precarização do trabalho docente e seus efeitos sobre as práticas curriculares. Educação e Sociedade - Dossiê globalização e educação: precarização do trabalho docente – II, Campinas, v. 25, n. 89, p. 1203-1225, set./dez. 2004. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22618 >. Acesso em: 20 ago. 2015.
SILVA, Marcelo Soares da. Políticas de formação e valorização dos profissionais da Educação Básica em questão: contradições e inquietações. In: MARTINS, Ângela Maria et al. (Org.). Políticas e gestão da educação: desafios em tempos de mudanças. Campinas, SP: Autores Associados, p. 165-198, 2013.
SIMÕES, Carolina Zambotti. Condições de trabalho dos professores dos primeiros anos do ensino fundamental I em escolas municipais de Guarulhos e práticas pedagógicas. 97 f. Iniciação Científica. Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.
SINISCALCO, Maria Teresa. Perfil estatístico da profissão docente. São Paulo: Moderna, 2003. 166 p.
UNESCO. Perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. São Paulo: Moderna, 2004. 224 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.