Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas

Autores

  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Stela Cezare do Santo Rede Estadual de Ensino de São Paulo
  • Natália Gomes dos Santos Universidade Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.886

Palavras-chave:

Educação especial. Indicadores educacionais. Políticas públicas em educação.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar os dados quantitativos e apresentar algumas dificuldades e perspectivas a partir da leitura e tratamento dos dados do censo escolar da educação básica, principalmente, no que se refere à área da Educação Especial. Para tal, pautou-se em uma pesquisa documental no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para verificar as relações dos indicadores educacionais com os organismos internacionais. Além disso, foram analisadas as variáveis referentes ao público-alvo da educação especial baseando-se no caderno de instruções do censo escolar da educação básicano período de 2007 a 2016. Os dados revelam que os interesses internacionais pela educação brasileira são econômicos, com estratégias para a redução da pobreza e para o aumento da produtividade por meio de um ensino aligeirado. Constatou-se uma linha tênue entre a amplitude na definição de público-alvo da educação especial e a complexidade conceitual que interfere nos dados quantitativos do censo escolar. 

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Biografia do Autor

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorado em Educação Especial (UFSCar) e professora da Faculdade de Educação (FaE)/ Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Stela Cezare do Santo, Rede Estadual de Ensino de São Paulo

Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente especialista na Rede Estadual de Ensino de São Paulo, na área de deficiência visual.

Natália Gomes dos Santos, Universidade Norte do Paraná

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente da graduação em Pedagogia na Universidade Norte do Paraná (Unopar).

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Publicado

2017-12-14

Como Citar

GONÇALVES, T. G. G. L.; SANTO, S. C. do; SANTOS, N. G. dos. Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 444–461, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.886. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6970. Acesso em: 7 nov. 2024.