Indicadores educacionais brasileiros: limites e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.886Palabras clave:
Educação especial. Indicadores educacionais. Políticas públicas em educação.Resumen
O presente estudo teve como objetivo analisar os dados quantitativos e apresentar algumas dificuldades e perspectivas a partir da leitura e tratamento dos dados do censo escolar da educação básica, principalmente, no que se refere à área da Educação Especial. Para tal, pautou-se em uma pesquisa documental no endereço eletrônico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para verificar as relações dos indicadores educacionais com os organismos internacionais. Além disso, foram analisadas as variáveis referentes ao público-alvo da educação especial baseando-se no caderno de instruções do censo escolar da educação básicano período de 2007 a 2016. Os dados revelam que os interesses internacionais pela educação brasileira são econômicos, com estratégias para a redução da pobreza e para o aumento da produtividade por meio de um ensino aligeirado. Constatou-se uma linha tênue entre a amplitude na definição de público-alvo da educação especial e a complexidade conceitual que interfere nos dados quantitativos do censo escolar.
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