A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.921

Palavras-chave:

Curso de pedagogia. Currículo. Ensino de geografia.

Resumo

Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ser, prioritariamente, Licenciados em Pedagogia. Nessa etapa da escolarização, uma das áreas do conhecimento que devem ser contempladas é a Geografia. Assim, no presente artigo temos como objetivo identificar como os componentes curriculares voltados para o ensino de Geografia são propostos nos currículos formais dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Realizamos um trabalho com contornos qualitativos, por meio de análise documental envolvendo nove cursos na modalidade presencial em instituições públicas paulistas. Constatamos que as cargas horárias apresentam considerável variedade entre os cursos. A Geografia está presente quando são propostos os estágios supervisionados, as linhas de pesquisa, entre outras práticas. As Licenciaturas em Pedagogia contemplam o ensino de Geografia, de diferentes maneiras e com variadas denominações, portanto, seu “lugar” é garantido, mesmo que minimante, no currículo da formação docente.

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Biografia do Autor

Thais Angela Cavalheiro Azevedo, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, na Universidade de São Paulo - USP. Pedagoga do Centro Infantil Boldrini. Membro do Grupo de Estudos da Localidade - ELO / USP.

 

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorado em Didática da Geografia e História pela Universidade de Oviedo, Espanha. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo - USP.

Filomena Elaine Paiva Assolini, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia e Letras. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo – USP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento – GEPALLE.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

AZEVEDO, T. A. C.; LASTÓRIA, A. C.; ASSOLINI, F. E. P. A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 462–477, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.921. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7000. Acesso em: 7 nov. 2024.