A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.921

Palabras clave:

Curso de pedagogia. Currículo. Ensino de geografia.

Resumen

Os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem ser, prioritariamente, Licenciados em Pedagogia. Nessa etapa da escolarização, uma das áreas do conhecimento que devem ser contempladas é a Geografia. Assim, no presente artigo temos como objetivo identificar como os componentes curriculares voltados para o ensino de Geografia são propostos nos currículos formais dos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Realizamos um trabalho com contornos qualitativos, por meio de análise documental envolvendo nove cursos na modalidade presencial em instituições públicas paulistas. Constatamos que as cargas horárias apresentam considerável variedade entre os cursos. A Geografia está presente quando são propostos os estágios supervisionados, as linhas de pesquisa, entre outras práticas. As Licenciaturas em Pedagogia contemplam o ensino de Geografia, de diferentes maneiras e com variadas denominações, portanto, seu “lugar” é garantido, mesmo que minimante, no currículo da formação docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thais Angela Cavalheiro Azevedo, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, na Universidade de São Paulo - USP. Pedagoga do Centro Infantil Boldrini. Membro do Grupo de Estudos da Localidade - ELO / USP.

 

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Pós-doutorado em Didática da Geografia e História pela Universidade de Oviedo, Espanha. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo - USP.

Filomena Elaine Paiva Assolini, Universidade de São Paulo

Licenciada em Pedagogia e Letras. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP, da Universidade de São Paulo – USP. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento – GEPALLE.

Citas

ALMEIDA, Rosângela Doin. A propósito da questão teórica metodológica sobre o ensino de geografia. In: RIBEIRO, Wagner Costa (Org.). Prática de ensino em Geografia. São Paulo: Ed. Marco Zero/AGB, 1991.

ALMEIDA, Rosangela Doin de; PASSINI, Elza Yazuko. O espaço geográfico: ensino e representação. 7. ed. São Paulo: Contexto, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Lei n. 12.796 4 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 2013. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm>. Acesso em: 12 fev. 2017.

CALLAI, Helena Copetti. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cadernos Cedes. Campinas, v. 25, n. 66, maio/ago. 2005.

CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação Geográfica Reflexão e Prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella A cartografia e a construção do conhecimento escolar. In: ALMEIDA Rosângela Doin (Org.) Novos rumos da cartografia escolar. São Paulo: Contexto, p. 121- 136, 2011.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas-SP: Papirus, 1998.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: Anais do I Seminário Nacional: currículo em movimento – Perspectivas atuais, Belo Horizonte, p. 1-16, 2010.

GARRUTI, Erika Aparecida; SANTOS, Simone Regina. A interdisciplinaridade como forma de superar a fragmentação do conhecimento. Revista de Iniciação Científica, FFC – Campus de Marília – São Paulo, v. 4, n. 2, p. 1-11, 2004.

GUIMARÃES, Iara. Possibilidades criativas no ensino de Geografia: diferentes registros e linguagens na sala de aula. In: FONSECA, Selma Guimarães. Ensino fundamental conteúdos, metodologias e práticas. Campinas, SP: ed. Alínea, p. 313-334, 2009.

LAMPERT, Rodrigo Alves. O estudo do lugar como formação do conhecimento e a prática docente em Geografia. In: TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André; HOLGADO, Flávio Lopes (Orgs.). Ensino da Geografia e da História: saberes e fazeres na contemporaneidade. Ed 1. Porto Alegre: Evangraf, p. 133-148, 2013.

LASTÓRIA, Andrea Coelho; MELLO, Rafael Cardoso. “Cotidiano” e “Lugar”: categorias teóricas da história e da geografia escolar. Universitas: Fernandópolis, v. 4, n. 1, p. 27-34, 2008.

LIBÂNEO, José Carlos. Ensinar e Aprender, aprender e ensinar – O lugar da teoria e da prática em didática. In: LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.) Temas de Pedagogia – Diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINELLI, Marcello. Gráficos e mapas: construa-os você mesmo. São Paulo: Editora Moderna, 1998.

OLIVEIRA, Adriano Rodrigo. Construir uma Didática da Geografia e Cartografia: entre linguagem cartográfica, cultura, saberes e práticas docentes. In: CALLAI, Helena Copetti. Educação Geográfica: reflexão e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução de Ernani F. da Fonseca. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, Fernanda Keila Marinho; LASTÓRIA, Andrea Coelho. O estágio supervisionado em Ciências, Geografia e História nos anos iniciais: entre o ideal e o real, In: PACÍFICO, Soraya Maria Romano; ARAÚJO, Elaine Sampaio (Orgs.) O estágio e a produção do conhecimento docente. São Carlos: Pedro &João Editores, 2013.

STACCIARINI, Jeanne Marie R.; ESPERIDIÃO, Elizabeth. Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem. Revista latino americana de enfermagem. Ribeirão Preto, v. 7, n. 5, p. 59-66, dez. 1999.

STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Faculdade de Educação. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia, São Paulo, 2012.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Ribeirão Preto, 2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Faculdade de Educação. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Campinas, 2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Faculdade de Ciências. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Bauru, 2006.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Faculdade de Filosofia e Ciências. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Marília, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Instituto de Biociências, Letras de Ciências Exatas. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. São José do Rio Preto, 2008.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Instituto de Biociências. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Rio Claro, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Faculdade de Ciências e Tecnologia. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Presidente Prudente, 2011.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO", Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Pedagogia. Araraquara, 2015.

Publicado

2017-12-19

Cómo citar

AZEVEDO, T. A. C.; LASTÓRIA, A. C.; ASSOLINI, F. E. P. A geografia nos cursos de pedagogia das IES públicas do estado de São Paulo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 8, n. 3, p. 462–477, 2017. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v8i3.921. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7000. Acesso em: 21 nov. 2024.