O plano educacional individualizado: proposta de um método de pesquisa na formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.936

Palavras-chave:

Formação docente. Metodologia. Plano educacional Individualizado.

Resumo

O objetivo deste estudo é propor um metódo de pesquisa para a elaboração do Plano Educacional Individualizado (PEI) no âmbito das escolas públicas brasileiras. O procedimento metodológico classifica-se quanto à finalidade, em pesquisa básica; com relação ao problema de pesquisa, tem abordagem qualitativa; quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória e descritiva. Os resultados revelam que há uma incipiência na literatura relacionada à produção de conhecimento sobre o PEI e, que a partir da metodologia de pesquisa-ação colaborativa entre o pesquisador acadêmico, os professores regulares e a equipe do Atendimento Educacional Especializado nas escolas públicas, o PEI seja um instrumento efetivo ao introduzir práticas pedagógicas auxiliadoras na rotina de ensino.

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Biografia do Autor

Letícia Aparecida Alves de Lima, Exército Brasileiro. Colégio Militar de Curitiba

Oficial do Magistério Militar na área de Língua Portuguesa. Especialista em Educação Especial. Professora, Assessora Pedagógica e Membro da Seção de Atendimento Educacional Especializado no Colégio Militar de Curitiba.

Ana Eliza Gonçalves Ferreira, Exército Brasileiro. Colégio Militar de Curitiba

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Licenciada em Matemática. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Colégio Militar de Curitiba.

Marcus Vinicius Gonçalves da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutorando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

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Publicado

2018-03-27

Como Citar

LIMA, L. A. A. de; FERREIRA, A. E. G.; SILVA, M. V. G. da. O plano educacional individualizado: proposta de um método de pesquisa na formação docente. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 127–141, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.936. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7013. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos