A gênese do mito: a ideia de excelência e a criação do Colégio Universitário da UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.955

Palavras-chave:

Colégio Universitário. Ensino Secundário. Elite.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de criação e consolidação do COLUNI – Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa. O recorte estudado compreende o período entre 1965, quando o Colégio foi criado, e 1981, último ano em que ofertou apenas o terceiro ano do segundo grau. A pesquisa teve por método a pesquisa histórica, mediada pelo materialismo histórico dialético, pautada em fontes documentais primárias. A criação do COLUNI tinha por objetivo preparar os jovens candidatos aos cursos superiores da então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), tendo em vista a defasagem acadêmica trazida por esses jovens do ensino secundário. A busca pela excelência no ensino superior era o mote que orientava a organização do Colégio, justificando sua existência mesmo depois da revogação do artigo 79, da Lei 4.024/61. Discutimos como a ideia de excelência acompanhou o primeiro período de existência do Colégio, a despeito das dificuldades encontradas nos primeiros anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, área de gestão.

Referências

AZEVEDO, Denílson Santos de. Melhoramento do Homem, do Animal e da Semente: O Projeto Político Pedagógico da ESAV (1920-1948): Organização e Funcionamento. 2005. 220 f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, 2005.

BOBBIO, Norberto. Teoria das Elites. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco (Orgs.). Dicionário de Política. 13. ed. Brasília: Editora UnB, v. 1, 2010. P. 385-391.

BOTTOMORE, Tom. Elite, teoria das. In: OUTHWAITE, William; BOTTOMORE, Tom (Orgs.). Dicionário do pensamento social do Século XX. Tradução de Renato Lessa e Wanderley Guilherme dos Santos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996. P. 201-202.

BOUDON, Raymond; BOURRICAUD, François. Dicionário Crítico de Sociologia. 2. ed.. São Paulo: Ática, 2007.

BRASIL. Decreto-Lei n.º 464, de 11 de fevereiro de 1969. Estabelece normas complementares à Lei 5.540, de 28 de novembro de 1968, e dá outras providências. Câmara dos Deputados: Brasília, DF, 1969. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-464-11-fevereiro-1969-376438-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 21 set. 2015.

BRASIL. Lei n.º 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1962. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm>. Acesso em: 13 out. 2013

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus e dá outras providências. Câmara dos Deputados: Brasília, DF, 1971. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 04 jul. 2014.

BRUCKNER, Cláudio Horst. Pós-Graduação em Ciências Agrárias: 50 anos de História. Rev. Ceres (Impr.). Viçosa, MG, v. 58, n. 3, p. 1, maio/jun. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-737X2011000300002&script=sci_arttext>. Acesso em: 03 fev. 2016.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Reformanda: o golpe de 1964 e a modernização do ensino superior. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 105, p. 1187-1209, set./dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/es/v29n105/v29n105a12.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2015.

DIRETOR DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO. [Correspondência] 05 fev. 1971, Viçosa [para] Reitor da Universidade Federal de Viçosa. 3f. Repassa dados do Colégio Universitário e demonstra principais resultados alcançados. Viçosa, MG, 1971.

DIRETOR DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO. [Correspondência] 05 out. 1973, Viçosa [para] Reitor da Universidade Federal de Viçosa. 2f. Descreve a importância do Colégio Universitário para a Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, MG, 1973.

FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Ed. da USP, 1966.

FERREIRA JR., Amarílio. História da Educação Brasileira: da Colônia ao século XX. São Carlos: EdUFSCar, 2010.

FERREIRA JR., Amarílio; BITTAR, Marisa. Educação e ideologia tecnocrática na ditadura militar. Cad. CEDES, Campinas, v. 28, n. 76, p. 333-355, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000300004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 31 out. 2015.

FRANCO, Maria Aparecida Ciavatta Franco; BAETA, Anna Maria Bianchini. Quinze Anos de Vestibular (1968 a 1983). Apresentação. Educação e Seleção, São Paulo, n. 12, jul./dez. 1985.

GERMANO, José Willington. Estado Militar e educação no Brasil (1064-1985). 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, v. 2, 2011.

MORENO, Ana Carolina; GUILHERME, Paulo. Inep divulga as notas do Enem 2013 por escola. G1 – Educação. 22 dez. 2014. Disponível em: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/12/inep-divulga-notas-do-enem-2013-por-escola.html>. Acesso em: 23 abr. 2018.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições Escolares: por que e como pesquisar. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

OEI. Organização dos Estados Ibero-americanos. Breve evolução histórica do sistema educacional. Ministério da Educação de Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.oei.es/quipu/brasil/historia.pdf>. Acesso em: 15 nov. 2015.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930/1973). 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

SCHUH, George Edward. Cooperação internacional e desenvolvimento institucional: benefícios mútuos. In: BORGES, José Marcondes; SABIONI, Gustavo Soares; MAGALHÃES, Gilson Faria Postch (Orgs.). A Universidade Federal de Viçosa no Século XX. 2 ed. Viçosa: Ed. UFV, 2006. P. 101-105.

VAN ZANTEN, Agnès. Elites (formação das). In: VAN ZANTEN, Agnès (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis: Vozes, 2011. P. 304-310.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

GERMANO HOLLERBACH, J. D. A gênese do mito: a ideia de excelência e a criação do Colégio Universitário da UFV. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 603–618, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.955. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7032. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos