A gênese do mito: a ideia de excelência e a criação do Colégio Universitário da UFV

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.955

Palavras-chave:

Colégio Universitário. Ensino Secundário. Elite.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o processo de criação e consolidação do COLUNI – Colégio Universitário da Universidade Federal de Viçosa. O recorte estudado compreende o período entre 1965, quando o Colégio foi criado, e 1981, último ano em que ofertou apenas o terceiro ano do segundo grau. A pesquisa teve por método a pesquisa histórica, mediada pelo materialismo histórico dialético, pautada em fontes documentais primárias. A criação do COLUNI tinha por objetivo preparar os jovens candidatos aos cursos superiores da então Universidade Rural do Estado de Minas Gerais (UREMG), tendo em vista a defasagem acadêmica trazida por esses jovens do ensino secundário. A busca pela excelência no ensino superior era o mote que orientava a organização do Colégio, justificando sua existência mesmo depois da revogação do artigo 79, da Lei 4.024/61. Discutimos como a ideia de excelência acompanhou o primeiro período de existência do Colégio, a despeito das dificuldades encontradas nos primeiros anos.

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Biografia do Autor

Joana D'Arc Germano Hollerbach, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, área de gestão.

Referências

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

GERMANO HOLLERBACH, J. D. A gênese do mito: a ideia de excelência e a criação do Colégio Universitário da UFV. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 603–618, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.955. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7032. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos