Desencontros legais e morais na pesca artesanal: a Educação Ambiental política para a transformação socioambiental em Rio Grande/RS e São José do Norte/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.969

Palavras-chave:

Educação ambiental. Pesca artesanal. Lei versus moral.

Resumo

Este artigo apresenta a compreensão de pescadores artesanais das cidades de Rio Grande/RS e São José do Norte/RS acerca do desencontro entre as normas legais pesqueiras e as normas morais dos pescadores, e os reflexos na conservação do meio ambiente e no exercício da cidadania ambiental, a fim de colaborar, por intermédio da Educação Ambiental (EA), para a reversão da crise vivenciada na pesca da região, bem como para refletir sobre a ineficiência daquelas leis. O estudo foi feito por meio de levantamento bibliográfico e documental, e aplicação de grupos focais em comunidades pesqueiras. Os resultados indicaram que a EA política possui papel fundamental no empoderamento dos pescadores para sua participação nos processos de gestão na pesca, voltada à conservação ambiental e edificação do bem coletivo. Em considerações finais, sugeriu-se a realização de cursos de EA nas comunidades, o incentivo à participação dos pescadores nas reuniões da categoria e a desburocratização da atividade.

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Biografia do Autor

Janaina Agostini Braido, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Vanessa Hernandez Caporlingua, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

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Publicado

2019-01-02

Como Citar

BRAIDO, J. A.; HERNANDEZ CAPORLINGUA, V. Desencontros legais e morais na pesca artesanal: a Educação Ambiental política para a transformação socioambiental em Rio Grande/RS e São José do Norte/RS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 347–363, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.969. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7042. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos