Metodologia do ensino superior com tecnologias da informação e comunicação: estratégias de ensino experienciadas
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.978Palavras-chave:
TIC. Prática pedagógica. Estratégias didáticas. Formação de docentes do ensino superior.Resumo
Este relato de experiência apresenta a investigação de metodologias educacionais com o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) como ferramentas norteadoras no processo de promoção e inovação da qualidade do ensino superior. Descreve uma experiência envolvendo exploração de estratégias didáticas com recursos das TIC em aulas da disciplina “Metodologia do Ensino Superior com TIC”, ofertada aos mestrandos, doutorandos e discentes especiais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), no segundo semestre do ano letivo de 2016. Apresenta o relato das atividades curriculares com utilização de TIC trabalhadas na disciplina, envolvendo a seleção de recursos tecnológicos, subsidiando aulas dinâmicas e colaborativas, em que o conhecimento a ser construído se deu de forma compartilhada num espaço interativo entre docente e estudantes. O referencial teórico é fundamentado em Masetto (1998), Debald (2003), Zabalza (2004), Mauri e Onrubia (2010) e Mercado (2015). Como resultados são descritas as estratégias metodológicas utilizadas durante o percurso da disciplina, mostrando possibilidades de práticas metodológicas para a promoção da qualidade e da inovação no que diz respeito à docência no ensino superior.
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