Modos de narrar a docência: representações docentes de estudantes do curso de pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.993

Palavras-chave:

Pedagogia. Formação docente. Representações docentes.

Resumo

Conhecer os sentidos sobre a docência que as estudantes do Curso de Pedagogia trazem consigo e de que modo tais sentidos podem constituir suas identidades como futuras docentes são os eixos condutores deste estudo que tem como objetivo analisar as representações docentes que fazem parte do ideário das alunas do curso de Pedagogia. Articulamos nesta pesquisa o campo de formação docente e a pesquisa formação. Assim, revisitamos as histórias de vida de alunas através da escrita de um memorial descritivo. Buscamos suporte teórico em autores como Larrosa (1994; 1996; 2016), Josso (2004), Ferrarotti (1988) para discutir os conceitos de narrativas, experiência e formação. Nossas análises nos levaram a considerar que antes mesmo de chegarem ao curso de formação inicial para docência as estudantes trazem em suas experiências modos de ser professora e modos de ser alunas. Representações que estão fundadas na docência como uma experiência feminina e maternal.

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Biografia do Autor

Rita Cristine Basso Soares Severo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul do Curso de Pedagogia. Professora integrante do Programa de Pós-graduação em Educação do Curso de Mestrado Profissional em Educação.

Franciele Thais Scheuer, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagoga. Estudante do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

SEVERO, R. C. B. S.; SCHEUER, F. T. Modos de narrar a docência: representações docentes de estudantes do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 619–631, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.993. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7063. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos