Os processos seletivos simplificados da UEMG: análise da precarização do trabalho docente dos professores designados
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1002Palavras-chave:
Precarização. Professores Temporários. UEMG.Resumo
O artigo analisa as implicações do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) para o trabalho docente dos professores designados. Esse estudo justifica-se pelo elevado percentual de professores designados da UEMG em relação ao número de professores efetivos e pelos prejuízos para o tripé ensino, pesquisa e extensão na universidade. O estudo é qualitativo e utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental. Por meio da bibliografia consultada, dos conceitos de “campo” e habitus, de Pierre Bourdieu e da análise de um dos editais de PSS da UEMG, constataram-se elementos de precarização do trabalho docente dos professores designados desta universidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
AMADO, Luis Antonio Saléh; MANCEBO, Deise. A universidade no século XXI: entre o discurso e a prática. Série-Estudos. Campo Grande - MS, n. 16, p. 93-106, jul./dez., 2003. Disponível em: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/510/404. Acesso em: 03 mar. 2018.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
BALDINO, José Maria; DONENCIO, Maria Conceição Barbosa. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509. Acesso em: 03 mar. 2018.
BOSI, Antônio de Paula. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a1228101.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Trad. Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. P. 122-155.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Edusp, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Trad. Ione Ribeiro Valle, Nilton Valle. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI nº 4.876, Inteiro Teor do Acórdão. Relator: Ministro Dias Toffoli. Brasília, DF, 26 de março de 2014. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=6272695. Acesso em: 03 jun. 2018.
CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Folha de São Paulo. Caderno Mais! 9 de maio de 1999. Disponível em: http://reuniufpr.forumeiros.com/t46-a-universidade-operacional-marilena-chaui. Acesso em: 05 ago. 2018.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Trad. Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
FOLHA DA MANHÃ. Professores da UEMG ficam sem seus cargos e temem o “apagão”. 12 de jan. de 2016. Disponível em: http://www.clicfolha.com.br/imprimir-materia/53626/professores-da-uemg-ficam-sem-seus-cargos-e-temem-o-apagao. Acesso em: 03 jun. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRENFELL, Michael. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves, 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
JORNAL DA UEMG. Conhecimento Vital. Universidade do Estado de Minas Gerais, maio 2016. Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/jornal/05_16/. Acesso em: 02 jun. 2018.
LAMBERT, Márcio Moreira; ALVES, Roberto Werneck Resende; VIEIRA JÚNIOR, Waldyr Dias (Org.). UEMG: unidade na Diversidade. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017.
LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. P. 64-66.
MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a09v2899.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 74-80, 2007b.
MANCEBO, Deise; GOULART, Samira Meletti da Silva; DIAS, Viviane da Cunha. Trabalho Docente na UERJ (1995-2008): intensificação, precarização e efeitos de subjetivação. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro, abr. 2010. Anais... Rio de Janeiro, abr. 2010. Disponível em:
http://www.rephip.unr.edu.ar/bitstream/handle/2133/3987/Mancebo,%20Goulart%20e%20Dias.pdf?sequence=3. Acesso em: 30 maio 2018.
MINAS GERAIS. Lei Complementar 100, de 05 de novembro de 2007. Institui a unidade de gestão previdenciária integrada – ugeprevi – do regime próprio de previdência dos servidores públicos do estado de minas gerais e do regime próprio de previdência dos militares do estado de minas gerais e o conselho estadual de previdência – ceprev -, altera a lei complementar nº 64, de 25 de março de 2002, e dá outras providências. 2007. Disponível em: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LCP&num=100&ano=2007. Acesso em: 14 fev. 2018.
MINAS GERAIS. Decreto nº 46477, de 03 de abr. de 2014. Regulamenta a absorção, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, das atividades de ensino, pesquisa e extensão mantidas pela Fundação Educacional de Divinópolis. MG, abr. 2014.
PASSOS, Rachel Gouveia. O trabalho do professor substituto na FSS/UERJ: limites e impasses frente à precarização. In: VELOSO, Renato dos Santos et al. (Orgs.) Trajetória da Faculdade de Serviço Social da UERJ: 70 anos de história. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. P. 339-355.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos. As transformações no Trabalho docente da Universidade do Estado de Minas Gerais frente às reformas de Estado e da Educação dos anos 2000. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37, Florianópolis, UFSC, out. 2015. Anais... Florianópolis, UFSC, out. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT11-4233.pdf. Acesso em: 03 jun. 2018.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos. Gestão e Trabalho na Universidade: as recentes reformas do Estado e da Educação Superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG. 2014. 269 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2014.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos; VIEIRA, Lívia Fraga. A (re) configuração do trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais frente às reformas de Estado e da Educação dos anos 2000. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 409-424, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/santos-vieira.pdf. Acesso em: 01 mar. 2018.
SILVA, Anna Lúcia. Professores da UEMG em Divinópolis apoiam protesto e cobram concurso. G1. CENTRO-OESTE-MG. 12 out. 2016. Disponível em:
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/10/professores-da-uemg-em-divinopolis-apoiam-protesto-e-cobram-concurso.html. Acesso em: 01 mar. 2018.
TAVARES, André Luis dos Santos. A precarização do trabalho docente na educação superior: um estudo sobre a contratação temporária de docentes na universidade do estado do Pará. 2011, 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém - PA, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UEMG. Edital nº 019/2018. Processo Seletivo Simplificado para designação temporária de professores de educação superior em unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG- ano de 2018. Disponível em: http://intranet.uemg.br/designacao/arquivos/Arq20180111155148.pdf. Acesso em: 03 jun. 2018.
WACQUANT, Loïc. Habitus. In.: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. P. 213-217.
ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.
BALDINO, José Maria; DONENCIO, Maria Conceição Barbosa. O habitus professoral na constituição das práticas pedagógicas. Polyphonía, v. 25, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sv/article/viewFile/38563/19509. Acesso em: 03 mar. 2018.
BOSI, Antônio de Paula. A precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior do Brasil nesses últimos 25 anos. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1503-1523, set./dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n101/a1228101.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. Trad. Paula Monteiro e Alícia Auzmendi. São Paulo: Ática, 1983. P. 122-155.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. Trad. Daniela Kern; Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Edusp, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Homo Academicus. Trad. Ione Ribeiro Valle, Nilton Valle. 2 ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2017.
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. ADI nº 4.876, Inteiro Teor do Acórdão. Relator: Ministro Dias Toffoli. Brasília, DF, 26 de março de 2014. Disponível em: http://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=6272695. Acesso em: 03 jun. 2018.
CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Folha de São Paulo. Caderno Mais! 9 de maio de 1999. Disponível em: http://reuniufpr.forumeiros.com/t46-a-universidade-operacional-marilena-chaui. Acesso em: 05 ago. 2018.
CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Trad. Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.
FOLHA DA MANHÃ. Professores da UEMG ficam sem seus cargos e temem o “apagão”. 12 de jan. de 2016. Disponível em: http://www.clicfolha.com.br/imprimir-materia/53626/professores-da-uemg-ficam-sem-seus-cargos-e-temem-o-apagao. Acesso em: 03 jun. 2018.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GRENFELL, Michael. Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. Trad. Adail Sobral; Maria Stela Gonçalves, 5 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
JORNAL DA UEMG. Conhecimento Vital. Universidade do Estado de Minas Gerais, maio 2016. Disponível em: http://intranet.uemg.br/comunicacao/jornal/05_16/. Acesso em: 02 jun. 2018.
LAMBERT, Márcio Moreira; ALVES, Roberto Werneck Resende; VIEIRA JÚNIOR, Waldyr Dias (Org.). UEMG: unidade na Diversidade. Belo Horizonte: EdUEMG, 2017.
LAHIRE, Bernard. Campo. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. P. 64-66.
MANCEBO, Deise. Agenda de pesquisa e opções teórico-metodológicas nas investigações sobre trabalho docente. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago. 2007a. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n99/a09v2899.pdf. Acesso em: 01 jun. 2018.
MANCEBO, Deise. Trabalho docente: subjetividade, sobreimplicação e prazer. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 74-80, 2007b.
MANCEBO, Deise; GOULART, Samira Meletti da Silva; DIAS, Viviane da Cunha. Trabalho Docente na UERJ (1995-2008): intensificação, precarização e efeitos de subjetivação. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDE DE PESQUISADORES SOBRE ASSOCIATIVISMO E SINDICALISMO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Rio de Janeiro, abr. 2010. Anais... Rio de Janeiro, abr. 2010. Disponível em:
http://www.rephip.unr.edu.ar/bitstream/handle/2133/3987/Mancebo,%20Goulart%20e%20Dias.pdf?sequence=3. Acesso em: 30 maio 2018.
MINAS GERAIS. Lei Complementar 100, de 05 de novembro de 2007. Institui a unidade de gestão previdenciária integrada – ugeprevi – do regime próprio de previdência dos servidores públicos do estado de minas gerais e do regime próprio de previdência dos militares do estado de minas gerais e o conselho estadual de previdência – ceprev -, altera a lei complementar nº 64, de 25 de março de 2002, e dá outras providências. 2007. Disponível em: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LCP&num=100&ano=2007. Acesso em: 14 fev. 2018.
MINAS GERAIS. Decreto nº 46477, de 03 de abr. de 2014. Regulamenta a absorção, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, das atividades de ensino, pesquisa e extensão mantidas pela Fundação Educacional de Divinópolis. MG, abr. 2014.
PASSOS, Rachel Gouveia. O trabalho do professor substituto na FSS/UERJ: limites e impasses frente à precarização. In: VELOSO, Renato dos Santos et al. (Orgs.) Trajetória da Faculdade de Serviço Social da UERJ: 70 anos de história. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014. P. 339-355.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos. As transformações no Trabalho docente da Universidade do Estado de Minas Gerais frente às reformas de Estado e da Educação dos anos 2000. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 37, Florianópolis, UFSC, out. 2015. Anais... Florianópolis, UFSC, out. 2015. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT11-4233.pdf. Acesso em: 03 jun. 2018.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos. Gestão e Trabalho na Universidade: as recentes reformas do Estado e da Educação Superior e seus efeitos no trabalho docente na UEMG. 2014. 269 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 2014.
SANTOS, Neide Elisa Portes dos; VIEIRA, Lívia Fraga. A (re) configuração do trabalho docente na Universidade do Estado de Minas Gerais frente às reformas de Estado e da Educação dos anos 2000. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 409-424, maio/ago. 2015. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol15iss2articles/santos-vieira.pdf. Acesso em: 01 mar. 2018.
SILVA, Anna Lúcia. Professores da UEMG em Divinópolis apoiam protesto e cobram concurso. G1. CENTRO-OESTE-MG. 12 out. 2016. Disponível em:
http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2016/10/professores-da-uemg-em-divinopolis-apoiam-protesto-e-cobram-concurso.html. Acesso em: 01 mar. 2018.
TAVARES, André Luis dos Santos. A precarização do trabalho docente na educação superior: um estudo sobre a contratação temporária de docentes na universidade do estado do Pará. 2011, 267 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém - PA, 2011.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais. A pesquisa qualitativa em Educação. São Paulo: Atlas, 1987.
UEMG. Edital nº 019/2018. Processo Seletivo Simplificado para designação temporária de professores de educação superior em unidades acadêmicas da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG- ano de 2018. Disponível em: http://intranet.uemg.br/designacao/arquivos/Arq20180111155148.pdf. Acesso em: 03 jun. 2018.
WACQUANT, Loïc. Habitus. In.: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Orgs.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. P. 213-217.
Downloads
Publicado
2018-12-30
Como Citar
FRANCKLIN, A.; SILVEIRA GALAN FERNANDES, M. C. da. Os processos seletivos simplificados da UEMG: análise da precarização do trabalho docente dos professores designados. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 694–713, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1002. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7070. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.