A libertação dos oprimidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7082

Palavras-chave:

Liberdade, Libertação, Oprimidos, Pedagogia, Mudança social

Resumo

Este texto teve por objetivo refletir sobre o conceito de liberdade e libertação, a partir do que disse Paulo Freire em Educação como Prática da Liberdade (que ele chama de “introdução à Pedagogia do Oprimido”) e Pedagogia do Oprimido. A nosso ver, como o conceito de liberdade foi especialmente sugestionado por Erich Fromm, trouxemos para o debate a sua problematização. Identificamos que Freire, de certa forma, vai preterindo a ideia de liberdade, usada inicialmente para significar as ideias de Fromm, e se volta especialmente às ideias marxistas. Isso demonstra o investimento de Freire na libertação dos oprimidos, onde reside quase todo propósito de sua pedagogia, cuja principal obra, Pedagogia do Oprimido, está completando cinquenta anos.

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Biografia do Autor

Kelma Fabíola Beltrão de Souza, Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão

Doutora em Educação e Pós-doutora em Educação (Subjetividades, movimentos sociais e educação popular) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

SOUZA, K. F. B. de. A libertação dos oprimidos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019030, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7082. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7082. Acesso em: 25 dez. 2024.