Educação integral em tempo integral

o bairro como território educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7084

Palavras-chave:

Educação integral. Tempo integral. Território educativo.

Resumo

O artigo tem como cenário o debate da educação integral/tempo integral que convoca as escolas a uma maior abertura para a cidade e apresenta resultados de uma pesquisa que cartografa territórios educativos em um bairro da cidade de Governador Valadares. O aporte teórico se sustenta em autores que abordam a educação integral e nos estudos de Henri Lefebvre, Paul Claval e Michel de Certeau. Os dados foram coletados por meio de documentos e observação caminhante. Os resultados apontam um bairro com praças e ruas com pouca circulação de pessoas e de práticas cotidianas de moradores. As conclusões destacam a necessidade da garantia do direito à cidade e refletem sobre a importância de um maior diálogo entre a escola e o bairro, que pode se converter em território de aprendizagens cidadãs.

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Biografia do Autor

Daniel Rômulo de Carvalho Rocha, Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares

Mestre em Gestão Integrada do Território. Inspetor escolar atuando na Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares e Professor da Educação Básica na rede estadual de ensino.

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Universidade Vale do Rio Doce

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Integrada do Território da Universidade Vale do Rio Doce.

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Publicado

2019-10-10

Como Citar

ROCHA, D. R. de C.; SOUZA, M. C. R. F. de. Educação integral em tempo integral: o bairro como território educativo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019010, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7084. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7084. Acesso em: 25 dez. 2024.