A potência das imagens e da fabulação criadora para o pesquisar no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7133

Palavras-chave:

Imagens. Fabulação. Cotidiano escolar.

Resumo

Objetiva problematizar a imagem e a pesquisa com o cotidiano escolar como potências para a emergência da fabulação criadora no movimento do pensamento produzido em redes de conversações, tecendo imagens outras e problematizando as imagens clichê. Discute o conceito de imagem, tomando como intercessores teóricos Bergson (2006) e Deleuze (1990). Usa como metodologia as redes de conversações com estudantes e professores de séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública, com base em pinturas de Glenn Brady. Conclui que a pesquisa se configura como espaço de aproximações e trocas do coletivo. Assim, a potência do falso e/ou do estranhamento não advém de um personagem dentro de uma imagem, mas de trocas entre imagens, pois não se espera mais que os heróis ajam, mas que qualquer um movimente o pensamento em seus processos de fabular outros mundos possíveis em que os saberes não sejam dogmáticos, mas múltiplos e plurais.

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Biografia do Autor

Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito

Steferson Zanoni Roseiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFES

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Publicado

2019-02-25

Como Citar

CARVALHO, J. M.; ROSEIRO, S. Z. A potência das imagens e da fabulação criadora para o pesquisar no cotidiano escolar. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019006, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7133. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7133. Acesso em: 7 nov. 2024.