Produção de conhecimento e cotidiano

desafios para a pesquisa na afirmação da vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7140

Palavras-chave:

Pesquisa participativa. Direitos Humanos. Populações Vulneráveis.

Resumo

Ao considerar o contexto biopolítico contemporâneo, o artigo procura discutir a produção de conhecimentos no cotidiano junto às vidas “precarizadas”, a partir de uma experiência de pesquisa-intervenção com pessoas em situação de rua e usuários da rede de atenção psicossocial. A pesquisa teve como objetivo conhecer o cotidiano dessas pessoas, sua relação com as redes de saúde e de assistência social, fomentando autonomia e participação política, através da relação arte-cidade. Com base na perspectiva da Análise Institucional, foram propostas ações e espaços coletivos envolvendo pensamento, expressão artística e formação política, através da realização de oficinas, debates e rodas de conversa. Os achados indicam que a intercessão entre política, arte e cidade no encontro com essas vidas colocam em questão as formas instituídas de viver e pesquisar, desafiando a produção de novas formas de conhecimentos efetivamente comprometidos com a afirmação de todas as vidas.

 

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Biografia do Autor

Ana Karenina de Melo Arraes Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Teresa Lisboa Nobre Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. aposentada do Departamento de Psicologia. Atualmente Profa. Voluntária do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2019-11-23

Como Citar

AMORIM, A. K. de M. A.; PEREIRA, M. T. L. N. Produção de conhecimento e cotidiano: desafios para a pesquisa na afirmação da vida. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 10, p. e019019, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i0.7140. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7140. Acesso em: 7 nov. 2024.