Refugiados: a nova face do oprimido na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1112

Palavras-chave:

Educação. Refugiados. Oprimidos.

Resumo

Este artigo apresenta o refugiado como a nova face do oprimido, mostrando que, na ocasião em que se comemoram os 50 anos de publicação de “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, a obra permanece atual, com categorias de análise que ainda fundamentam uma leitura da realidade educacional. Freire, autor que viveu na própria pele o drama do exílio forçado por motivos políticos, torna legítima uma leitura da situação dos refugiados a partir de seu livro. Procurou-se enfatizar que o diálogo, a amorosidade e a restauração da intersubjetividade são pontos fundamentais neste novo contexto mundial, em que temos de exercer o acolhimento de outros seres humanos com solidariedade.

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Biografia do Autor

Cleide Rita Silvério de Almeida, Universidade Nove de Julho

Pós-doutora pelo Centro de Estudos Transdisciplinares Sociologia, Antropologia e História (Paris). Doutora pela Universidade de São Paulo.Professora e Pesquisadora  da UNINOVE.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

ALMEIDA, C. R. S. de. Refugiados: a nova face do oprimido na educação. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 3, p. 592–602, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i3.1112. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7159. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê