Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS)

práticas pedagógicas de integração e inclusão na educação de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8654

Palavras-chave:

Surdez, Subjetividades, Integração, Inclusão

Resumo

Neste artigo, discutimos as práticas pedagógicas que conduzem a educação de surdos no CAS, em Vitória, Espírito Santo. Essa discussão abrange dois momentos históricos distintos: a integração escolar e a inclusão. Para tal análise, trabalhamos com os conceitos foucaultianos de governamento e subjetivação. Recorremos a uma metodologia de pesquisa que compreende a vivência com a comunidade escolar e entrevistas abertas. Partimos da hipótese de que, dependendo do momento histórico, há diferentes formas de hipervalorizar um jeito de ser surdo. Se, no período da integração escolar, havia uma hipervalorização do sujeito surdo oralizado, aproximando-o da norma ouvinte, na atualidade, em contrapartida, o sujeito surdo é educado em outra direção, pois há uma hipervalorização de um surdo sinalizante e militante de sua língua.

 

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Biografia do Autor

Eliane Telles de Bruim Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Doutoranda em Educação pela UFES. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/UFES). Professora concursada na Prefeitura Municipal de Vitória e na Secretaria Estadual de Educação.

José Raimundo Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestrado e Doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte.  Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é Coordenador de Turno da Prefeitura Municipal de Vitória/ES e professor na Faculdade Brasileira - MULTIVIX. 

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Fez estágio pós-doutoral em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora da UFES e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/CNPq-UFES) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (GEPI/CNPq-UNISINOS). 

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

VIEIRA, E. T. de B.; RODRIGUES, J. R.; VIEIRA-MACHADO, L. M. da C. Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS): práticas pedagógicas de integração e inclusão na educação de surdos. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020035, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8654. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8654. Acesso em: 7 nov. 2024.