Contextualizando a educação rural espanhola nos séculos XX e XXI
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8827Palavras-chave:
Educação rural, Escola rural, EspanhaResumo
Este escrito que tem por objeto de estudo o meio e a educação oferecida para as populações rurais espanholas e como objetivo a proposição de definições possíveis, que possam expressar o entendimento sobre a educação rural concebida historicamente a partir das transformações econômicas capitalistas entre os séculos XX e XXI. As análises buscaram reconhecer as realidades e necessidades educacionais das populações rurais, bem como apontar os meios urbano e rural como espaços que compõem o mesmo universo. No desenvolvimento da investigação focalizamos as discussões nas mudanças ocorridas com a escola e a educação rurais na Espanha, mediante análise, interpretação e reflexão de pesquisas realizadas por estudiosos espanhóis e brasileiros com o objetivo de harmonizar concepções de educação rural na sociedade contemporânea. Procuramos não restringir a nossa compreensão sobre a educação rural a uma concepção pedagógica de mera permanência do homem na terra, considerando que é preciso exteriorizar a defesa de uma formação escolar ampla e universalizante para os rurícolas a partir da questão econômica.
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