Representações sociais dos alunos do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8876Palavras-chave:
Práticas pedagógicas, Ensino Médio, Representações sociaisResumo
Esta pesquisa toma como objeto as práticas pedagógicas de professores de História, do Ensino Médio, na perspectiva dos alunos. De natureza quanti-qualitativa explicativa, busca na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1978) o respaldo teórico-metodológico. Realizada com 76 alunos de três escolas públicas de Frutal/MG, apresenta como objetivo compreender as representações sociais (RS) construídas pelos alunos sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História. A coleta foi realizada a partir de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Para as análises, além da TRS, contou-se com o auxílio do software EVOC e análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que os alunos estão construindo RS ancoradas em elementos que evidenciam sentimentos dilemáticos - por um lado, reconhecem que o conhecimento e as provas são importantes para a formação; por outro, os procedimentos didáticos são cansativos e não auxiliam o processo de aprendizagem.
Downloads
Referências
ABRIC, Jean-Claude. A abordagem estrutural das representações sociais: desenvolvimentos recentes. In: CAMPOS, Pedro Humberto Faria; LOUREIRO, Marcos Corrêa da Silva (org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Editora UCG, 2003. p. 37-57.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. p. 67-100.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERTONI, Luci Mara; GALINKIN, Ana Lúcia. Teoria e métodos em representações sociais. In: MORORÓ, Leila Pia; COUTO, Maria Elizabete Souza; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de (org.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus, BA: EDITUS, 2017. p. 101-122.
BRASIL. Evasão no ensino médio supera 12%, revela pesquisa inédita. Brasília: Ministério da Educação, 20 de junho de 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/50411-evasao-no-ensino-medio-supera-12-revela-pesquisa-inedita. Acesso em: 02 set. 2019.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CRUSOÉ, Nilma Margarida de Castro. A teoria das representações sociais em Moscovici e sua importância para a pesquisa em educação. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista, ano II, n. 2, p. 105-114, jan./jun. 2004.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.
FRANCO, Maria Amélia do Rosario Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. https://doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. São Paulo: Loyola, 2002.
JODELET, Denise. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise (org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, set./dez. 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300006.
LEAL, Sérgio Henrique; NOVAIS, Robson Macedo; FERNANDEZ, Carmen. Conhecimento pedagógico do conteúdo de “estrutura da matéria” de uma professora de química experiente em aulas de química geral. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 725-742, 2015. https://doi.org/10.1590/1516-731320150030013.
LEITE, Sérgio Antonio da Silva (org.). Afetividade e práticas pedagógicas. 1. ed. São
Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MARCELO GARCÍA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1999.
MASETTO, Marcos Tarcísio. Didática: a aula como centro. 1. ed. São Paulo: FTD Educação, 1997.
MOREIRA, Ana Elisa da Costa. Relações entre as estratégias de ensino do professor, com as estratégias de aprendizagem e a motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental I. 2014. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
MOSCOVICI, Serge. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2003.
RIBEIRO, Victoria Maria Brant; RIBEIRO, Adriana Maria Brant. A aula e a sala de aula: um espaço-tempo de produção de conhecimento. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 71-76, 2011. https://doi.org/10.1590/S0100-69912011000100013.
ROLDÃO, Maria do Céu. Estratégias de ensino: o saber e o agir do professor. Vila Nova de Gaia, PT: Fundação Manuel Leão, 2009.
SÁ, Celso Pereira de. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2002.
SÁ, Celso Pereira de. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v. 4, n. 3, p. 19-33, dez. 1996.
SCARINCI, Anne Louise; PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. O planejamento do ensino em um programa de desenvolvimento profissional docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 31, n. 2, p. 253-279, abr./jun. 2015. https://doi.org/10.1590/0102-4698120707.
SOUSA, Clarilza Prado (org.). Avaliação do rendimento escolar. São Paulo: FDE, 1994.
TIBA, Içami. Ensinar aprendendo: como superar os desafios do relacionamento professor-aluno em tempo de globalização. São Paulo: Editora Gente, 1998.
VERAS, Renata da Silva; FERREIRA, Sandra Patrícia Ataíde. A afetividade na relação professor-aluno e suas implicações na aprendizagem, em contexto universitário. Educar em Revista, Curitiba, n. 38, p. 219-235, set./dez. 2010. https://doi.org/10.1590/S0104-40602010000300015.
VÈRGES, Pierre. Conjunto de programas que permitem a análise de evocações: EVOC: manual. Versão 5. Aix en Provence: 2002.
VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira. Avaliação educacional: algumas contribuições teóricas para a formação de professores. Revista profissão docente, Uberaba, v. 8, n. 17, p. 120-151, ago./dez. 2009.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas (org.). Virando a escola do avesso por meio da avaliação. 1. ed. Campinas: Papirus, 2013.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Perspectiva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.