Representações sociais dos alunos do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8876

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas, Ensino Médio, Representações sociais

Resumo

Esta pesquisa toma como objeto as práticas pedagógicas de professores de História, do Ensino Médio, na perspectiva dos alunos. De natureza quanti-qualitativa explicativa, busca na Teoria das Representações Sociais (TRS) de Moscovici (1978) o respaldo teórico-metodológico. Realizada com 76 alunos de três escolas públicas de Frutal/MG, apresenta como objetivo compreender as representações sociais (RS) construídas pelos alunos sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História. A coleta foi realizada a partir de um questionário contendo questões abertas e fechadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras. Para as análises, além da TRS, contou-se com o auxílio do software EVOC e análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostram que os alunos estão construindo RS ancoradas em elementos que evidenciam sentimentos dilemáticos - por um lado, reconhecem que o conhecimento e as provas são importantes para a formação; por outro, os procedimentos didáticos são cansativos e não auxiliam o processo de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Rosimeire Ferreira Diniz, Universidade de Uberaba

Mestra em Educação pela Universidade de Uberaba (UNIUBE). Professora municipal efetiva nos anos iniciais da Educação Básica da cidade de Frutal, Minas Gerais.  

Vânia Maria de Oliveira Vieira, Universidade de Uberaba

Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no curso de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).

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Publicado

2020-11-27

Como Citar

DINIZ, R. F.; VIEIRA, V. M. de O. Representações sociais dos alunos do Ensino Médio sobre as práticas pedagógicas dos seus professores de História. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020038, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8876. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8876. Acesso em: 22 nov. 2024.