Formação inicial de professores da educação básica no Brasil

uma leitura histórica e político-legal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8893

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Educação básica, Dimensão histórica e político-legal

Resumo

Neste texto, apresentaremos, com base na revisão de literatura e na pesquisa documental, uma discussão histórica e político-legal sobre a Formação Inicial de Professores da Educação Básica no Brasil. Trata-se de um estudo com o recorte de tempo desde 1927, instante em que há os primeiros ensaios de formação docente no país, ao ano de 2015, momento de publicação das Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica. Concluímos que, na história educacional, a formação de professores esteve condicionada aos diferentes arranjos políticos desenvolvidos sob o ímpeto das relações sociais de poder. Entendemos ainda que, no âmbito político-legal, não concretizamos propostas curriculares formativas alinhadas ao ideal de formação inicial docente defendido, na história, pelos movimentos sociais e entidades educacionais – ANFOPE, ANPEd, FORUMDIR, entre outros – que ressalvam a docência como princípio nuclear da formação de professores da Educação Básica no Brasil.

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Biografia do Autor

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Ana Maria Iorio Dias, Universidade Federal do Ceará

Professora Associada Aposentada pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Educação, com Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Brasília – UnB. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE.

Ercília Maria Braga de Olinda, Universidade Federal do Ceará

Professora Titular da Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutora em Educação com Estágio Pós-Doutoral pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF e pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC/Campinas. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará - PPGE/UFC.

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Publicado

2020-06-09

Como Citar

MEDEIROS, E. A. de; DIAS, A. M. I.; OLINDA, E. M. B. de. Formação inicial de professores da educação básica no Brasil: uma leitura histórica e político-legal. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020006, 2020. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8893. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8893. Acesso em: 26 dez. 2024.