Dificuldades e resistências às tarefas de escrita
experiências de estudantes brasileiros em intercâmbio internacional
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i00.8911Palavras-chave:
Relação com a escrita, Letramentos acadêmicos, Ciências sem FronteirasResumo
Analiso entrevistas semiestruturadas com nove estudantes de Engenharia e Ciências da Computação do Programa Ciências sem Fronteiras, na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara – Estados Unidos (UCSB), entre 2015 a 2016, para compreender dificuldades e resistências na relação com a escrita. Eles supostamente apresentam essas dificuldades e resistências por pertencerem à áreas disciplinares em que o cálculo é práxis predominante e por se encontrarem comumente dissociados da prática da escrita interativa. Os resultados mostram que as dificuldades e resistências dos estudantes residem basicamente na carência de situações didáticas, a exemplo das vivenciadas na UCSB, oportunizando uma legítima atividade intelectual (metacognitiva e metalinguística) e que desenvolvam seus letramentos sociais, em especial, os que são típicos do meio acadêmico.
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