O papel dos programas governamentais nos processos de expansão e democratização das universidades brasileiras

Authors

  • Juliana Alvarenga Silvas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.164

Keywords:

educação superior, expansão, inclusão

Abstract

Este artigo sintetiza uma reflexão crítica acerca da contribuição das políticas e programas governamentais de inclusão e expansão do sistema de ensino superior brasileiro, nos últimos vinte anos. O estudo avalia a dinâmica das principais políticas implementadas pelo Ministério da Educação na atualidade (ProUni, Reuni e Pnaes), e seus efeitos para a inclusão de grupos e segmentos societários historicamente privados desse direito, na construção de um arranjo institucional educacional mais democrático.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Juliana Alvarenga Silvas, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Serviço Social pela PUC Minas em 2006, e Pós- Graduada pela UFMG em 2010 no curso de Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais

Published

2013-02-07

How to Cite

SILVAS, J. A. O papel dos programas governamentais nos processos de expansão e democratização das universidades brasileiras. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.164. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6508. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos