O papel da imprensa periódica no processo de escolarização em Minas Gerais no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.255Keywords:
impresso periódico, práticas educativas não escolares, século XIXAbstract
O artigo analisa as pesquisas que tematizam a imprensa e sua relação com a educação apresentada nos Congressos de Pesquisa e Ensino em História da Educação em Minas Gerais (COPEHE). Constatando a escassez de produções com foco no século XIX, apresenta três abordagens a partir das quais as pesquisas poderiam ser desenvolvidas, quais sejam, tomar o jornal como formador de opinião sobre a educação escolar, discurso esse bastante presente nos periódicos oitocentistas; o jornal como suporte para o desenvolvimento da instrução, ressaltando seu uso para a divulgação de estabelecimentos e vigilância de procedimentos escolares e, por fim, o jornal educador, analisando-se sua materialidade e aspectos da produção textual, tendo como foco os leitores-modelo que orientavam sua produção e ao mesmo tempo se buscava construir.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.