A distribuição da população e do escolarizar no território: elementos para compreensão da emergência da escola rural em Minas Gerais (1892-1899)
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i1.261Keywords:
Escola rural, instrução primária, historia da escola rural em Minas GeraisAbstract
O referido trabalho tem como objetivos apreender a distribuição da população e do escolarizar em 11 municípios e relacionar essa distribuição com emergência da escola rural em Minas Gerais, no final do séc. XIX. O estudo está baseado, teórica e metodologicamente, nos pressupostos da História Cultural e, em particular, nas formulações de Chartier. Para a compreensão das possibilidades e limites da estatística como fonte para a História da Educação trabalhamos com Luc (1985), Faria Filho e Biccas (2000) e Gil (2008). No final do século XIX, na região estudada, não era a localização geográfica que definia, principalmente, o acesso desigual ao escolarizar, mas, provavelmente, outras questões, como, por exemplo, o lugar social dos homens e das mulheres. A ampliação e redução no número de escolas de instrução primária, nesse momento, nos ajudam a apreender a emergência da escola rural em Minas Gerais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.