BUROCRACIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PAR EM PIRAPORA/MG

Authors

  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida UNIMONTES
  • José Normando Gonçalves Meira UNIMONTES
  • Márcio Antônio Silva UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.523

Keywords:

Burocracia, Educação, Plano de Ações Articuladas

Abstract

Este artigo relaciona o conceito de burocracia à educação, enfocando o Plano de Ações Articuladas – PAR, no município de Pirapora-MG.  Analisa resultados parciais da pesquisa concernentes à fase de implantação do plano no município e tem o pensamento de Weber (1999) como referência. O objetivo é verificar coerência daquele processo com o modelo burocrático. Como não existem “tipos puros” (WEBER, 1999), analisar-se-á também, o aspecto de que, nele, a burocracia é negada e, nesse caso, quais “tipos” lembrados. A pesquisa é documental, analisando documentos legais referentes ao PAR e materiais produzidos  no processo da implantação, além dos discursos dos gestores. Conclui-se, nessa fase da pesquisa, que, mesmo sem uma fundamentação teórica referente ao tema,os gestores municipais esforçam-se para que os princípios da burocracia moderna já instalados no imaginário social sejam norteadores de suas ações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida, UNIMONTES

Professora do Departamento de Educação (UNIMONTES). Mestre em Desenvolvimento Social pelo      PPGDS - UNIMONTES. Doutoranda em Educação na UFMG.

José Normando Gonçalves Meira, UNIMONTES

Professor do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais(UNIMONTES). Doutor em História da Educação pela PUC-SP.

Márcio Antônio Silva, UNIMONTES

Professor do Departamento de Educação ( UNIMONTES). Doutor em Fundamentos da Educação pela UFSCAR. Pesquisador na área de       Políticas públicas educacionais e gestão escolar.

Published

2015-08-31

How to Cite

NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA, S. P.; GONÇALVES MEIRA, J. N.; SILVA, M. A. BUROCRACIA E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PAR EM PIRAPORA/MG. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i2.523. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6689. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos