LUGARES INSTITUCIONAIS DO PENSAR E FAZER DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA REDE CONSTITUÍDA DE VÁRIAS REDES
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.658Keywords:
PALAVRAS-CHAVES, Educação do Campo. Lugares Institucionais da Educação do Campo. Estudo exploratório em educação do campo.Abstract
RESUMO: Este artigo se origina da tese As Práticas Pedagógicas das Escolas do Campo: a escola na vida e a vida como escola, cujo objetivo foi compreender as práticas pedagógicas que se desenvolvem nas Escolas Básicas do Campo, que se filiam ao discurso político-pedagógico e epistemológico da Educação do Campo, posto em circulação por diferentes organizações sociais, principalmente a partir dos anos de 1990 no Brasil. O estudo exploratório objetivou mapear as iniciativas da Educação do Campo. Como resultados delimitou-se os lugares institucionais construtores da concepção e prática pedagógica da Educação do Campo e ampliou-se a compreensão das práticas pedagógicas das Escolas do Campo, evidenciando as redes que constituem o movimento político pedagógico e epistemológico da Educação do Campo em sua heterogeneidade e com seus traços de semelhanças que contestam o paradigma de desenvolvimento hegemônico e o modelo de escola urbanocentrica e descontextualizada da realidade do campo brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.