Formación y desarrollo profesional del profesor

controvérsias, desafios e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..11712

Palabras clave:

Formación, desarrollo profesional del profesor

Resumen

A formação e o desenvolvimento profissional dos professores e a qualidade da aprendizagem dos alunos são campos intrinsecamente relacionados.  O tornar-se professor (o aprender a ensinar – profissionalização docente); a construção da identidade profissional; o crescimento e o desenvolvimento docente são campos influenciados diretamente pela escola, pelas reformas e os contextos social-políticos existentes. Este dossiê discute as diferentes feições que a formação e o desenvolvimento profissional docente podem apresentar, de modo a dar conta de formar profissionais capazes de constantemente construir novas práticas e novos saberes profissionais. Com este dossiê, busca-se compilar pesquisas que realçam as controvérsias, destacam os pontos críticos, os desafios, mas também elaboram outras perspectivas que permeiam o campo da formação e do desenvolvimento profissional docente. Assim, esperamos contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de articular os tempos, os espaços e as condições necessárias de formação e de trabalho dos professores. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Líder do Grupo de Pesquisa: LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pós-doutorado em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, campus Sorocaba.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. . Formación y desarrollo profesional del profesor: controvérsias, desafios e perspectivas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 11, n. 00, p. e020045, 2020. DOI: 10.22294/eduperppgeufv.v11i.11712. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/11712. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Apresentação

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.