Formación y desarrollo profesional del profesor
controvérsias, desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduperppgeufv.v11i..11712Palabras clave:
Formación, desarrollo profesional del profesorResumen
A formação e o desenvolvimento profissional dos professores e a qualidade da aprendizagem dos alunos são campos intrinsecamente relacionados. O tornar-se professor (o aprender a ensinar – profissionalização docente); a construção da identidade profissional; o crescimento e o desenvolvimento docente são campos influenciados diretamente pela escola, pelas reformas e os contextos social-políticos existentes. Este dossiê discute as diferentes feições que a formação e o desenvolvimento profissional docente podem apresentar, de modo a dar conta de formar profissionais capazes de constantemente construir novas práticas e novos saberes profissionais. Com este dossiê, busca-se compilar pesquisas que realçam as controvérsias, destacam os pontos críticos, os desafios, mas também elaboram outras perspectivas que permeiam o campo da formação e do desenvolvimento profissional docente. Assim, esperamos contribuir para a reflexão e a defesa de políticas, teorias, práticas, reflexões epistemológicas e sociais de formação de professores, capazes de articular os tempos, os espaços e as condições necessárias de formação e de trabalho dos professores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Educação em Perspectiva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Educação em Persspectiva.