TEORIAS E PRÁTICAS DO MULTICULTURALISMO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores/as

  • Joe Gomes UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.91

Palabras clave:

Multiculturalismo, Formação continuada, Práticas pedagógica

Resumen

TEORIA E PRÁTICA MULTICULTURAL: SUBSÍDIOS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

JOE GOMES

Resumo

A presente dissertação tem como objetivo analisar a articulação entre os campos do multiculturalismo e formação continuada do professor de Educação Física para construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios. Procura responder a questão central: quais os desafios da formação continuada de professores de Educação Física na construção de práticas pedagógicas atentas às diferenças e superação de discursos discriminatórios em uma perspectiva multicultural? Após levantamento da produção acadêmica da área, procura analisar, também, as práticas e vozes dos professores, e a presença de discursos discriminatórios nas aulas de Educação Física. Por meio de uma pesquisa-ação, busca compreender os desafios docentes na implementação de práticas multiculturalmente orientadas. A conclusão aponta para um reduzido número de trabalhos e propostas de práticas; a presença dominante das perspectivas multiculturais folclórica e assimilacionista nas políticas de currículo pesquisada e à necessidade de superação dos discursos discriminatórios entre os alunos, através da construção de práticas pedagógicas que dialoguem com os conflitos étnicos, culturais, de orientação sexual, de gênero e padrão corporal fortemente presente nas aulas. Utilizamos como referencial teórico os estudos de CANEN (2000; 2007; 2008; 2009;); CANEN; OLIVEIRA (2002; 2009); CANDAU (2005; 2008); MOREIRA (2001); MOREIRA; CÂMARA (2008)

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joe Gomes, UFRJ

Mestre em Educação do PPGE da UFRJ

prof. especialista em Educação Física escolar

Publicado

2012-05-09

Cómo citar

GOMES, J. TEORIAS E PRÁTICAS DO MULTICULTURALISMO: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.91. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6479. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Resumo de Teses e Dissertações