Como resolver uma situação de não aprendizagem: um estudo psicogenético sobre a construção do conhecimento social

Autores/as

  • Eliane Giachetto Saravali UNESP
  • Taislene Guimarães UNESP
  • Ana Paula Melchiori FAIMI
  • Karina Perez Guimarães FAIMI

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.337

Palabras clave:

conhecimento social, estudo evolutivo, aprendizagem

Resumen

Fundamentado na teoria piagetiana e nas pesquisas sobre a construção do conhecimento social, o artigo apresenta as crenças de crianças e adolescentes a respeito da resolução de uma situação de não aprendizagem. Os dados foram obtidos junto a 80 sujeitos, de 06 a 16 anos, que analisaram uma história envolvendo a questão. Os principais resultados indicam que a maioria dos participantes não consegue pensar de forma mais complexa a situação contida na história, desconsiderando processos e elementos, tendendo a respostas simplistas, características do nível mais elementar de compreensão da realidade social. Mesmos entre os sujeitos mais velhos prevaleceu uma representação menos elaborada de uma questão social cotidiana: aprender e não aprender.

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Biografía del autor/a

Eliane Giachetto Saravali, UNESP

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP, campus de Marília-SP.

Taislene Guimarães, UNESP

Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Marília-SP.

Ana Paula Melchiori, FAIMI

Docente da UNESP, campus de São José do Rio Preto-SP e das Faculdades Integradas de Mirassol.

Karina Perez Guimarães, FAIMI

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente das Faculdades Integradas de Mirassol.

Publicado

2014-07-15

Cómo citar

SARAVALI, E. G.; GUIMARÃES, T.; MELCHIORI, A. P.; GUIMARÃES, K. P. Como resolver uma situação de não aprendizagem: um estudo psicogenético sobre a construção do conhecimento social. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 5, n. 1, 2014. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v5i1.337. Disponível em: https://beta.periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6587. Acesso em: 10 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos